Encontro destaca a detecção precoce de doenças genéticas e metabólicas em recém-nascidos como parte essencial dos cuidados de saúde
A Secretaria de Saúde de Içara marcou presença no Seminário Estadual da Triagem Neonatal, realizado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis. O evento, realizado em alusão ao mês de conscientização e ao Dia Nacional do Teste do Pezinho, celebrado em 6 de junho, teve como objetivo ressaltar a importância desse exame na identificação precoce de doenças genéticas e metabólicas em recém-nascidos.
A comitiva de Içara contou com a participação de 12 enfermeiras e três técnicas de enfermagem. O Teste do Pezinho é uma análise fundamental que utiliza uma amostra de sangue coletada do calcanhar do bebê. Seu objetivo é detectar, de maneira efetiva, doenças genéticas e metabólicas que podem levar à deficiência intelectual e comprometer a saúde da criança. Realizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o exame é conduzido nas Unidades de Saúde entre o terceiro e o quinto dia de vida do recém-nascido.
A Triagem Neonatal, por meio desse programa, possibilita a identificação precoce de até seis doenças congênitas graves, como fenilcetonúria, hipotiroidismo congênito, hemoglobinopatias, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase. A participação no seminário proporcionou a atualização e a troca de experiências entre profissionais da área de saúde, fortalecendo a Rede de Proteção Integral às crianças e adolescentes do município, ressaltou Shirley Gazola, coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde.
A prefeita Dalvania Cardoso, em consonância com o programa Prefeito Amigo da Criança, adotado pela administração de Içara, reforçou seu compromisso em qualificar as políticas de atendimento à primeira infância. Segundo a prefeita, não é suficiente que a cidade cresça; é necessário priorizar a qualidade de vida da população, especialmente das crianças. O programa busca mobilizar e apoiar tecnicamente os municípios na implementação de ações que resultem em avanços no atendimento da saúde infantil e na melhoria das condições de vida de crianças e adolescentes.
Fonte: SC Todo Dia