Neste mês de julho o município de Sombrio sediou a Taça Brasil de Aéreos e Pole Sports, uma parceria entre a LIBAPS, Liga Brasileira de Aéreos Pole Sports, e a Prefeitura Municipal de Sombrio.
Foram mais de 100 atletas divididos em diversas categorias, que competiram sob as regras rigorosas da APS, Aerial & Pole Sports World League, que avaliam características importantes da apresentação de cada atleta. Do figurino aos aspectos técnicos e artísticos dos movimentos, a equipe de arbitragem Internacional, analisou com rigor a performance dos atletas.
Um público de mais de 1 mil espectadores entre parentes, amigos, treinadores, instrutores, patrocinadores e entusiastas das modalidades: Pole Sports, Pole Artístico, Tecido acrobático e lira Acrobática estiveram presentes para acompanhar a Taça Brasil.
A Taça Brasil teve atletas de diversos estados do país, com destaque para a delegação de Santa Catarina, contando com 70 atletas, em especial a cidade de Araranguá que levou 40 atletas do Centro de Treinamento Janiere Cunha/Colégio Futurão, alcançando a maior pontuação geral e assim conquistando a Taça Brasil.
A Cidade das Avenidas classificou inúmeros atletas para o Campeonato Mundial que acontecerá em Cancún no México de 12 a 16 de outubro de 2022.
Confira os nomes dos atletas:
Emili Pereira Mota, Kamila Guslinski da Cunha, Maria Cecilia Souza Hahn, Lara Angeloni Ziliotto, Manuela Rodrigues, Laura Castro, Maria Cecilia Colodel, Alicia Irgang, Patricia Serafim, Beatriz Santos, Sophia Guidi, Laura Fagundes, Nicole Pedroso, Brenda Teixeira, Isadora Tomaz, Nycole Feltrin, Vitoria Wainer, Isis Pereira, Analis Pereira, Camily Rodrigues, Laís Elias, Isabella Medeiros, Maiza Joaquim, Ana Laura Correa, Joana Almeida, Melissa Comarella Patrício, Alice Mariah de Araújo, Hillary Bernardino, Valentina da Rocha, Fernanda Rossa, Yasmin Marques, Maria Eduarda da Silva, Sofia Petró, Nicole Souza Pereira, Davi Miguel Moraes Cavalheiro e a atleta Clara Pacheco medalhista mundial em 2019 no Canadá.
A equipe é formada pela parceria entre o Centro de Treinamento Janiere Cunha e o Colégio Futurão que tem a frente a treinadora profissional de Educação Física Janiere Cunha.
Devido aos altos custos de uma viagem para Cancún apenas seis atletas representarão Araranguá junto a seleção Brasileira:
Clara Pacheco: Pole Sports Profissional Individual Y5/15-17 anos, Lira Acrobática Duplas com Emili Pereira Mota Y5/15-17 anos.
Kamila Guslinski da Cunha: Pole Artístico amador individual Y4/12-14 anos, Lira Acrobática Amador Grupos, Pole Artístico amador Grupos.
Emili Pereira Mota: Tecido Acrobático Individual amador Y5/15 a 17 anos, Lira Acrobática Duplas com Clara Pacheco Y5/15-17 anos.
Lara Angeloni Ziliotto: Pole Sports Amador Individual Y4/12-14 anos, Pole Artístico amador Grupos.
Laura Fagundes Souza: Pole Artístico amador Grupos.
Sofia Petró: Lira Acrobática amador Grupos.
Como a maioria das modalidades esportivas no Brasil os Aéreos e o Pole Sports não possuem incentivo do poder público, por isso as atletas buscam patrocinadores e apoiadores da iniciativa privada.
Os gastos vão desde passagem aérea, visto mexicano, estadia, alimentação, inscrição da competição, que é feita em dólar, figurinos, uniformes entre outros. Estima-se um investimento entre R$ 12 mil e R$ 15 mil por atleta.
Neste momento o seu apoio é fundamental para a realização de um sonho: representar o Brasil no Campeonato Mundial de Aéreos e Pole Sports APS World League. Entre em contato com o Centro de Treinamento Janiere Cunha e adote um atleta (@janierecunha).
Para mais informações: www.libaps.org/ www.apsworldleague.org