Um comentário simples, em meio a outros tantos, do professor Nilson Costa, conhecido como professor Tainha, apresentador de um programa de esportes na TV Sul Catarinense e que comenta em programas de jornalismo durante a semana na emissora, viralizou no WhatsApp. A publicação foi feita nesta terça-feira, dia 28, e mostrou o tamanho potencial de Sombrio no setor, construído por anos com muito apoio em profissionais e estrutura.
Ao falar da primeira rodada do Campeonato Regional de Futebol da Liga Atlética Vale do Mampituba, realizada em Sombrio, no empate entre o Raizeira (time da casa) e o Novo Paraíso (de Meleiro), o professor fez referência à estrutura física do Complexo Esportivo Antônio Sant’Helena, no bairro Parque das Avenidas, onde aconteceu o jogo.
“Me deu um ‘ciuminho’, uma dorzinha de cotovelo, porque eu vi lá o estádio, com a partida acontecendo, público na arquibancada, cuidando do distanciamento e usando máscaras. Do outro lado, dois ginásios e um centro Multiuso coberto, com uma quadra de basquete, uma de vôlei e futevôlei, uma de futebol de areia e uma pista de skate. Lotado, pelo menos uns 300 jovens lá praticando esporte e mostrando que não querem apenas celular e internet, como muitos dizem, mas sim, precisam de oportunidades. E Sombrio proporciona isso. Muito bonito, por isso deu uma dorzinha de cotovelo”, relatou o professor, morador de Araranguá.
“Mas vai acontecer aqui também. Tenho certeza que o prefeito César Cesa dará essa atenção e também criará espaços de esporte importantes para nossa cidade”, completou o professor.
O comentarista esqueceu ainda do Centro de Convivência, que tinha no mesmo dia um torneio de xadrez e das quadras de tênis e de beach tênis, à disposição dos praticantes desta modalidade em Sombrio.
Investimentos e resultados
Em 2013, quando o então prefeito Zênio Cardoso fez algumas alterações no campo do estádio Antônio Sent’Helena, para construir o posto de saúde do Parque das Avenidas, ali mesmo dentro do complexo, sofreu protestos, com alguns desportistas na época desfilando inclusive com caixão, fazendo referência a uma morte do esporte.
“Era preciso ter convicção. O gestor não pode trabalhar igual biruta de aeroporto e ir para onde o vento tocar. Eu sabia o que estava fazendo e hoje o estádio está lá, daquele jeito, com tanta gente praticando esporte e ainda durante a semana um lindo posto de saúde a disposição da comunidade”, comenta o ex-prefeito.
De lá para cá, além do posto, Zênio inaugurou o Centro Multiuso, a pista de skate e o centro de Convivência Cassemiro Manoel Borges, espaço para Bocha, Tênis de Mesa e Xadrez e onde atualmente funciona o Departamento Municipal de Esportes.
“Desde sempre sabíamos que o esporte se fazia com estrutura e apoio. Temos professores de diversas modalidades a disposição para treinamentos de março a dezembro. Até o tênis, um esporte tido como elitizado, ou o skate, por muitos marginalizado, têm escolinhas de graça para nossas crianças. Esporte é saúde, é educação, é autoestima elevada e sempre contará com nosso apoio”, reforça a prefeita Gislaine Cunha.
Na atual gestão, sob o comando de Gislaine, já foram realizadas competições de ciclismo, corrida de rua, beach tênis, estão agendados os torneios de skate e futevôlei e o municipal de futsal. Na modalidade escolar, a programação já teve ou tem ainda este ano, basquete, vôlei, handebol e futsal, dentre outras modalidades.
“A prefeita Gislaine está seguindo o mesmo caminho do ex-prefeito Zênio. Apoiando todos os esportes. Estamos conversando para o campeonato de bocha, temos equipes dando show em regionais de xadrez, ganhamos quase todos os títulos da Copa Lavm de Futsal, apoiamos nossos times com campo e estrutura nas Copas Lavm e Larm de futebol. Enfim, como diz a prefeita, se é esporte, contem conosco. Sombrio vai muito bem, obrigado”, concluiu o gerente Municipal de Esportes, Matheus Rocha.