Sombrio forma comitê de vacinação contra o Covid

A Secretaria de Saúde de Sombrio está programando seu plano de ação para vacinação contra o Covid-19
Publicidade

A Coronavac, que está sendo produzida pelo instituto Butantan, em São Paulo, é a que tem maiores chances de chegar para o município e sua comprovação de eficácia para internações de casos graves é de 100%

Sombrio

A Secretaria de Saúde de Sombrio está programando seu plano de ação para vacinação contra o Covid-19 e ampliando a formação da equipe de vacinadores. Além de já estudar locais para realizar a vacinação, possibilidades de horários especiais nos postos, dias especiais no interior e a programação de vacinação dos acamados.

“Hoje tivemos uma reunião interessante de formação do comitê de vacinação, com a presença de quase todos os membros, sob a coordenação da enfermeira Andrea Simon Martins para discutirmos detalhes, compra de insumos e equipamentos, melhorias em alguns espaços e questões de pessoal também. Ainda não temos a data de início, mas é certo que a Saúde de Sombrio está preparada para a primeira campanha de vacinação contra o Covid-19. De nenhuma forma seremos pegos de surpresa ou deixaremos algum detalhe para trás”, comentou a prefeita Gislaine Cunha, que será presidente do comitê de vacinação contra Covid-19 do município. A reunião ocorreu nesta quarta-feira, dia 13.

A Secretaria de Saúde já sabe que iniciará a vacinação com idosos acima de 75 anos e profissionais de Saúde, no primeiro momento. A partir daí novas etapas serão realizadas com outras idades e grupos.

“Como as vacinas estão sendo adquiridas pelo Ministério da Saúde os municípios não sabem ainda de qual laboratório virão, por isso ainda não temos certeza de ser uma ou duas doses por indivíduo. Mas como disse a prefeita, de nossa parte será tudo muito bem detalhado”, explicou a enfermeira Andrea Simon.

Pelo menos um sábado será utilizado para vacinações no interior, com dois pontos centrais que englobem as comunidades do Sul e do Norte. O interior contará também com vacinação a domicílio.

O Posto de Saúde do Parque das Avenidas, pelo menos no período inicial, deverá ficar aberto até às 22 horas, para atender a demanda. Os profissionais que aplicarão a vacinação participarão de capacitação.

A vacina Coronavac, que está sendo produzida pelo instituto Butantan, em São Paulo, é a que tem maiores chances de chegar para o município e sua comprovação de eficácia para internações de casos graves é de 100%. Pouco mais de 70% para casos médios, que precisam de atendimento médico, mas que não precisam de internação e 50,4% para casos de assintomáticos ou que têm apenas uma gripezinha. Ou seja: o vacinado tem 100% de certeza que não será hospitalizado por Covid, segundo informações divulgadas pelo próprio instituto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui