A Rua Coberta de Sombrio estará literalmente colorida neste domingo, dia 26, com as cores do arco-íris. O símbolo do movimento gay vai dar o tom da decoração confeccionada para a realização do 2 º Encontro LGBTQIA+ da cidade.
Um dos organizadores do evento, Glauter Soares, explica que o movimento visa combater o preconceito e exaltar o orgulho de cada um ser o que é. Glauter passou a ser um defensor mais entusiasmado da causa depois que o seu filho, biologicamente um menino chamado Pietro, desde cedo mostrou sentir-se e ver-se como uma menina. Hoje com oito anos, Pietra é uma criança amada, feliz e talentosa, que fará apresentações durante o encontro.
O presidente da Câmara de Vereadores, Gean Albino, diz que abraçou o projeto pela importância de discutir um tema que pode até levar ao suicídio. “Tem gente que tira a própria vida por não saber lidar com sua sexualidade”, alerta. Este tipo de tragédia é ainda mais comum entre aqueles que não encontram apoio na família ao se declararem homossexuais. Também membro da organização do encontro, Antônio Luís teve sorte ao poder contar com a compreensão dos pais e irmãos. Bem resolvido e casado há dois anos com o seu companheiro, ele é um militante bastante consciente da causa.
O encontro terá início às 14h30min, com diversas atrações como música, dança, performances e palestras. A escolha da data deve-se à proximidade com o Dia Internacional do Orgulho LGBT, comemorado em 28 de junho.