A 28ª edição da Festa da Cultura Açoriana, promovida pela Universidade Federal de Santa Catarina acontecerá em Sombrio, este ano, de 16 a 18 de setembro e o lançamento foi realizado na noite da última quinta-feira, dia 25, com a cerimônia de entrega de Troféus Açorianidade, para entidades, figuras públicas, artistas, trabalhadores e administrações que apoiam a cultura açoriana.
“Faremos uma linda festa. Talvez a mais bonita de todos. Nossa cidade está se preparando para receber o estado, o país e o Mundo, preparada para receber a visita de portugueses que sempre vem para este evento, para três dias de confraternização, de cultivo e fomento a cultura que é tão forte em todo nosso litoral do estado. Sejam todos bem-vindos”, disse a prefeita Gislaine Cunha.
A Casa da Cultura de Sombrio recebeu o Troféu Ilha de São Miguel, dedicado a instituições de Ensino Superior ou Cultural. Clair Hahn Fermiano, fundadora do Grupo Açor Sul, ganhou o Troféu Ilha de São Jorge, prêmio para personalidades da cultura açoriana. A escola Alda Santos de Vargas, do bairro Januária, recebeu o troféu Ilha de Santa Catarina, dado a escolas de ensino fundamental ou médio e a Prefeitura de Sombrio recebeu o troféu Açor 2022. É a segunda vez que o executivo municipal recebe o troféu açorianidade, já que em 2021, recebeu em bombinhas como Administração municipal, que este ano foi dedicado a cidade de Balneário Gaivota e recebido pelo prefeito Kekinha dos Santos. O prefeito de Ermo, Paulinho Dellavechia também participou do evento em Sombrio.
“É uma festa de união, de valorização a fé e a esta cultura tão forte em nosso município e região, é muito bom ver as atividades retomando e podermos fazer uma festa tão bonita”, comentou o vice-prefeito de Sombrio, Jeriel Isoppo.
A festa acontecerá no Centro Multiuso Deldi Garcia, bairro Parque Das Avenidas e receberá mais de 50 apresentações culturais de todo o estado.
“Estamos preparando escolas para virar alojamento para os grupos que virão a Sombrio se apresentar e deixando toda a estrutura pronta para que a festa aconteça como merece e pra isso temos total apoio da prefeita Gislaine Cunha e contamos com dedicação total da nossa equipe na Casa da Cultura”, reforçou Rosângela Garcia Margute, gerente Municipal de Cultura de Sombrio.
Aplaudida de pé, ao ser chamada ao palco, Dona Clair, figura que tem a marca da cultura açoriana em Sombrio e no estado, recebeu também uma homenagem da prefeita de Sombrio em seu discurso.
“Gostaria de chamar aqui para o palco a mulher que começou tudo isso, que batalha diariamente por esse grupo e que faz manter viva e forte a cultura açoriana em Sombrio. Ela merece todos estes aplausos”, concluiu Gislaine Cunha.