A agenda cultural de Sombrio contará com duas atividades abertas ao público na noite desta terça-feira (9), ambas às 19h.
Na Casa da Cultura, será lançado o livro “Resgatando a História dos Subterrâneos da Fé”, de Oníria Santos da Rosa. Reconhecida pelo trabalho de preservação de registros históricos do município, especialmente sobre as atividades do padre João Reitz, Oníria reúne na obra suas pesquisas sobre a memória local. Durante o evento, haverá palestra da autora e doação de exemplares ao público.
Simultaneamente, o Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Sombrio recebe a estreia do projeto “Entre Risos & Psique”, do grupo Teatro VagaMundo, que une a arte da palhaçaria a debates sobre saúde mental. O espetáculo “La Perseguida” será apresentado, seguido de uma mesa de diálogo com o ator Daniel Lucas e a psicóloga Natali da Rosa. A circulação, contemplada pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura, seguirá ainda para Garopaba, Imbituba e Laguna. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é livre.
A prefeita Gislaine Cunha ressaltou a importância da coincidência dos eventos, valorizando a diversidade cultural do município.
“Teremos, no mesmo dia, um lançamento literário com olhar sobre a nossa história e um espetáculo que aborda a saúde mental de forma criativa. Isso mostra como Sombrio se abre para diferentes expressões culturais, tanto as que resgatam a memória local quanto as que chegam de fora e dialogam com nossa comunidade”, afirmou.