O advogado Mauri Nascimento, representante do Sul de Santa Catarina, foi o grande destaque da votação realizada nesta quinta-feira (18) pelo Conselho Estadual da OAB-SC. O processo definiu a ordem de preferência entre os 12 candidatos que disputam a vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), pelo Quinto Constitucional da advocacia.
Mauri conquistou a primeira colocação com 108 votos, sendo o nome mais lembrado entre os conselheiros da Ordem. O resultado é visto como um termômetro importante dentro da instituição e coloca o Sul do Estado em evidência na disputa.
Além dele, também tiveram boa votação Márcio Luiz Fogaça Vicari (106 votos), Giane Brusque Bello (105), Martha Carina Jark Stern Bianchi (103) e Sabine Mara Müller Souto (100).
Embora esta etapa tenha caráter simbólico, já que o número de candidatos era igual ao de vagas disponíveis, a liderança de Mauri fortalece a região no cenário jurídico estadual e mostra que o nome do Sul tem peso na corrida pela vaga no TJ-SC.
A próxima fase acontece no dia 6 de outubro, quando todos os advogados e advogadas filiados à OAB-SC poderão votar para definir a lista sêxtupla a ser encaminhada ao Tribunal de Justiça. Na sequência, caberá aos desembargadores escolher três nomes, que serão encaminhados ao governador para a decisão final.
Com esse desempenho inicial, o advogado Mauri Nascimento coloca o Sul do Estado no centro da maior disputa da história recente do Quinto Constitucional, reforçando a importância da representatividade regional no Judiciário catarinense.