O mensageiro WhatsApp já é muito conhecido como um canal de troca de mensagens instantâneas. Entretanto, o Telegram tem se despontado como uma alternativa interessante.
Você sabe a diferença entre Telegram e WhatsApp?
O WhatsApp é uma das mídias sociais mais utilizadas no mundo e parte importante das estratégias de muitas empresas, pequenas ou grandes. O Telegram também tem conquistado cada vez mais espaço e utilizado também por estas empresas, sendo importante entender em que situação usar um ou outro.
Ainda que as duas ferramentas cumpram o mesmo papel praticamente, algumas diferenças fazem com que uma ou outra seja mais eficaz para estratégias determinadas.
E se você tem algum dúvida das possibilidades do Telegram, não deveria ter antes de usa-lo. O aplicativo tem vantagens que o WhatsApp pode deixar a desejar.
Eu quero aqui te mostrar a diferença entre o Telegram e o WhatsApp. Confira, a seguir, o que listamos para você!
Para começo de conversa: O que é o Telegram?
Como o Telegram ainda não é tão popular quanto o WhatsApp, vamos falar um pouco sobre suas principais características.
Caso ainda não conheça, o Telegram é um aplicativo russo de troca de mensagens instantâneas. E foi desenvolvido há cerca de 7 anos.
Assim como o WhatsApp, o Telegram permite ao usuário usar o aplicativo pelo smartphone ou desktop, em sua versão online.
Apesar dos anos de mercado, o aplicativo ganhou maior visibilidade durantes as instabilidades enfrentadas pelo WhatsApp.
Nos dias em que o aplicativo saiu do ar, muitos usuários foram em busca de uma alternativa. E, então, aderiram ao Telegram.
Entretanto, nem só a isso se deve o sucesso do Telegram, que já atingiu a marca de 400 milhões de usuários.
Durante o período em isolamento social, o app também se mostrou uma ótima alternativa para estudos e trabalho remoto. E com isso, chegou a conquistar cerca de 1,5 milhão de novos usuários por dia.
Portanto, agora que já conheceu um pouco sobre a história e os números do Telegram, vamos te mostrar as principais diferenças entre ele e seu concorrente, o WhatsApp.
A diferença entre Telegram e WhatsApp
Confira quais os benefícios de cada ferramenta e o que sua empresa pode extrair de melhor para as estratégias de comunicação.
Grupos ou canais?
O recurso de grupos já é um conhecido pelos usuários do WhatsApp. Porém, ainda que sejam muito populares, os grupos possuem algumas limitações que perdem para o recurso compatível do Telegram.
Uma das questões é o limite de usuários. No WhatsApp, é possível inserir até 256 usuários por grupo.
Já no Telegram, esse limite é de 200.000 usuários. Uma enorme diferença. Dessa forma, é possível criar grupos com audiências muito mais amplas e com interação.
E não é só isso! O Telegram também tem um recurso de canais, que possui algumas diferenças dos grupos. No canal, é possível restringir a interação dos participantes para que apenas moderadores consigam enviar mensagens.
Dessa forma, é possível que uma quantidade ilimitada de usuários ingresse no canal.
Por isso, muitas empresas já estão utilizando tal recurso para divulgar conteúdos de blog, vagas de emprego e comunicados que não necessitam de interação do público.
Privacidade para interagir
Ainda que o WhatsApp seja mais popular, aqui está outro ponto em que perde para o concorrente: identificação dos usuários.
No Telegram, o usuário consegue se identificar apenas com seu nome. Ou seja, não é necessário mostrar, aos demais, o número de celular que utiliza.
Já no WhatsApp, isso não é possível. Dessa forma, sempre que um usuário interagir com outras pessoas, precisa ter em mente que todos terão acesso a seu número de celular.
Entretanto, no Telegram, isso não é um problema. Ou seja, um usuário pode interagir com até 200.000 pessoas em grupo, sem ter seu número exposto a elas.
Isso facilita a comunicação de pessoas públicas e também de números corporativos, o que é uma vantagem.
Gerenciamento de mais de uma conta
Na versão web do WhatsApp não é possível logar em mais de uma conta no mesmo navegador. O máximo possível é iniciar uma nova sessão em guia anônima.
Já no Telegram, isso não é um problema. Uma vez que o aplicativo permite o gerenciamento de até 3 números diferentes, simultaneamente. Ou seja, não é preciso fazer logout para alternar contas.
Outras diferenças entre o Telegram e o WhatsApp:
Envio de arquivos
No WhatsApp é possível enviar arquivos de até 16 MB por vez. Isto é, não é possível enviar um arquivo maior do que isso pelo aplicativo.
Pelo Telegram, esse limite de arquivos é bem maior. É possível enviar arquivos de até 2 GB.
Possibilidade de apagar mensagens
O WhatsApp já permite que os usuários apaguem mensagens, mesmo após enviadas. Porém, existe um limite de tempo para isso. Após 24 horas do envio, não é mais possível apagar o que foi enviado.
Além disso, o WhatsApp também avisa que a mensagem foi apagada. Ou seja, mesmo que a pessoa com quem está conversando não tenha visto a mensagem, ela ainda verá que algo foi apagado.
No Telegram, isso não é um problema. Já que é possível apagar ou editar mensagens a qualquer momento, sem que nenhuma das pessoas seja avisada sobre isso.
Qual utilizar em sua empresa?
Agora que já entendeu as principais diferenças entre os aplicativos, pode optar pelo melhor para o seu negócio.
O Telegram pode ser uma ótima opção como um canal de envio de conteúdos e informativos. Já o WhatsApp, é possível utilizar como um canal de atendimento aos clientes ou até mesmo nas vendas pelo fato de um maior publico utilizá-lo.
Ai você deve estar pensando, qual dos dois devo utilizar no meu negócio?
A verdade é que um não exclui o outro! É possível usar os dois, direcionando as necessidades para cada canal.
Ah, e existem ferramentas que podem ajudar a centralizar todos os seus canais em um único lugar, isso mesmo, receber whats, telegram, tudo em um lugar só, mas isso fica pra um próximo conteúdo!
Bruno Santos | Bless Digital Merketing | (48) 99929-3322
Fontes: wikipedia e New Way