O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) promoveu, na na última semana, a sabatina com os seis advogados que compõem a lista sêxtupla encaminhada pela OAB/SC para concorrer à vaga de desembargador destinada ao quinto constitucional da advocacia. Entre os nomes avaliados, esteve o advogado Mauri Nascimento, representante da região do Extremo Sul catarinense, que apresentou sua trajetória e propostas aos desembargadores.
O ato foi conduzido pelo presidente do TJSC, desembargador Francisco Oliveira Neto, na Sala de Sessões Ministro Teori Zavascki. Participaram ainda o 1º vice-presidente do Tribunal, desembargador Cid Goulart Junior; o 2º vice-presidente, desembargador Júlio César Machado Ferreira de Melo; a 3ª vice-presidente, desembargadora Janice Goulart Garcia Ubialli; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Luiz Antônio Zanini Fornerolli; o corregedor-geral do Foro Extrajudicial, desembargador Artur Jenichen Filho; e o desembargador Ricardo José Roesler, que integra a comissão permanente.
Também acompanharam a sabatina desembargadores, juízes auxiliares da Presidência, representantes da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), além de membros da OAB/SC, entre eles o presidente da seccional, Juliano Mandelli.
Participação dos candidatos
Os advogados Ivan Naatz, Marcio Luiz Fogaça Vicari, Willian Medeiros de Quadros, Giovani de Lima, Giane Brusque Bello e Mauri Nascimento tiveram dez minutos cada para se apresentar e, posteriormente, responderam aos questionamentos dos membros da comissão.
Os temas abordados incluíram:
atuação da magistratura em contextos de forte pressão social ou midiática;
desafios do Judiciário de 1º grau;
uso da inteligência artificial na atividade jurisdicional;
respeito ao sistema de precedentes obrigatórios;
litigância predatória;
especialização por matérias no Judiciário;
conflitos entre direitos fundamentais.
Destaque regional
Atuante no Extremo Sul do estado, Mauri Nascimento se destacou pela sólida atuação jurídica na região e pela experiência em temas sensíveis à advocacia e ao Judiciário. Sua participação foi acompanhada com expectativa por profissionais e instituições locais, que veem na candidatura a possibilidade de fortalecimento da representatividade regional no TJSC.
Próximos passos
A lista sêxtupla será submetida à análise do Tribunal Pleno no dia 3 de dezembro, quando os desembargadores definirão os três nomes que irão compor a lista tríplice. A escolha final caberá ao governador Jorginho Mello, responsável por nomear o novo desembargador que ocupará a vaga aberta com a aposentadoria de Sebastião Evangelista, ocorrida em janeiro.










