Uma figura marcou a rivalidade entre Avaí e Figueirense nas últimas duas décadas: Marquinhos Santos. Ídolo do lado azurra, o ex-meia protagonizou histórias dentro e fora dos gramados nos anos em que defendeu o Leão.
Se no estádio da Ressacada é adorado, do lado alvinegro o sentimento é inversamente proporcional. Com provocações e até confusões em clássicos, M10 tornou-se persona non grata para os lados do estádio Orlando Scarpelli, também em Florianópolis.
Há, porém, uma exceção. Uma história curiosa que une a paixão pelo Figueirense e o carinho pelo ídolo do torcedor avaiano. Franciele Policarpo Ferreira, de 27 anos, nutriu o amor pelo Alvinegro do pai, mas herdou o simpatia por Marquinhos da parte avaiana da família. (Fonte: Globo Esporte)