Brincadeira antiga, o estilingue traz muita nostalgia a quem foi criado no campo ou teve pais que, mesmo na cidade, incentivavam a prática. Por isso, um grupo de pessoas vem promovendo torneios e elevando a brincadeira a um esporte concorrido. Competições já foram organizadas em Timbé do Sul e Ermo, e neste domingo, dia 15, acontece a segunda edição em Araranguá.
Juliano Correia dos Santos e a esposa, Denise Velho Maia, serão os anfitriões e estão com grande expectativa para o dia do evento. “Esperamos bastante participantes, divulgamos com cartazes pelas regiões próximas e também pelas redes sociais. Estamos torcendo pro tempo nos ajudar também”, diz Denise.
As regras preveem premiação e troféus para os três primeiros lugares, e conforme a programação, que se inicia às 9 horas da manhã, haverá ainda um risoto e venda de bebidas. O grande campeão receberá um porco de 50 quilos. “É uma brincadeira muito legal, tem bastante participantes e eles se divertem bastante”, comenta.
Ela ainda pontua que, em tempos de tanta informação e celulares, as brincadeiras antigas ganharam um ar de nostalgia. “O estilingue é isso, trazer as brincadeiras mais antigas, todos se divertem. É bem interessante, também para resgatar as brincadeiras antigas com os e mulheres também. Traz lembranças dos nossos pais”, conta.
A prova de que o estilingue está fazendo sucesso é que no treino organizado pelo casal, muita gente já compareceu para se aquecer para a competição.
As inscrições podem ser feitas diretamente com o casal através do 48 9 9624 7535 e custam R$10,00. O torneio ocorrerá na casa de Denise e Juliano, no bairro Sanga da Toca.