Um homem morreu na manhã desta quinta-feira (15) após sofrer uma parada cardiorrespiratória (PCR) seguida de afogamento no interior de um parque aquático em Araranguá, no Sul de Santa Catarina. O local estava fechado ao público no momento do incidente.
A ocorrência foi atendida pela guarnição do ASU-549, acionada pela Central de Operações do Corpo de Bombeiros Militar (COBOM). Ao chegar ao local, os socorristas confirmaram a situação. Conforme relatos de funcionários, a vítima foi encontrada submersa na piscina e retirada da água pelos próprios colaboradores do parque.
As manobras de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) foram iniciadas imediatamente pelos guarda-vidas do estabelecimento e pela guarnição da Praia do Morro dos Conventos, que chegou cerca de um minuto antes do ASU-549. No atendimento, foi utilizado um Desfibrilador Externo Automático (DEA), que não indicou choque, sendo mantidos os ciclos de RCP.
Após dois ciclos, a equipe do SAER-SARASUL assumiu o atendimento avançado, com a guarnição do ASU-549 permanecendo em apoio. Apesar dos esforços, cerca de 30 minutos após a assunção do atendimento pelo SAER-SARASUL, o óbito foi constatado.
Em verificação junto à direção do parque, por meio das câmeras de segurança, foi apurado que a vítima, do sexo masculino, realizava manutenção e limpeza nas bordas da piscina quando, aparentemente, sofreu um mal súbito, tendo o afogamento ocorrido como causa secundária. As imagens indicam ainda que o trabalhador permaneceu submerso por mais de uma hora.
Após a confirmação do óbito, a Polícia Científica foi acionada para os procedimentos legais. A guarnição da Praia do Morro dos Conventos permaneceu no local até a chegada da equipe responsável pela perícia.










