A Uninter, em parceria com a Coordenadoria Regional de Educação de Araranguá, lançou o curso de formação continuada “Formar para Incluir”. A formação será para 500 professores da região da AMESC – Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense, que é composta por 15 municípios. O objetivo do curso é capacitar os profissionais da Equipe de Ensino e da Equipe da Educação Especial da Coordenadoria Regional de Educação de Araranguá, assim como os Professores de Educação Especial e do Atendimento Educacional Especializado-AEE, para promover práticas inclusivas e de qualidade no ambiente educacional, fundamentadas nos princípios da igualdade de oportunidades, valorização da diversidade e Desenho Universal para Aprendizagem (DUA).
Serão quatro encontros. Dois aconteceram nos dias 07 e 08 de agosto, no auditório Plínio W. Linhares – Center Shopping Araranguá/SC, trazendo as seguintes temáticas: “Autismo em sala de aula – estratégias para o manejo de comportamentos pivotais e gestão de comportamento do aluno TEA”; “Estratégias para o trabalho com alunos com TDAH”; “Desafios e estratégias: capacitação em educação especial para alunos com deficiência auditiva e visual” e “Estratégias e práticas inclusivas na educação de alunos com deficiência física”.
Nos dias 10 e 11 de setembro, haverá mais dois encontros, que terá como temáticas: “Adaptação e flexibilização curricular para alunos inclusos”; “Explorando as habilidades de alunos com Transtornos Específicos de Aprendizagem”; “Inclusão em ação: estratégias e práticas para a educação de alunos com deficiência intelectual” e “Estratégias práticas para trabalhar com a criança e adolescente com TOD em sala de aula.”
Para a diretora da UNINTER, na região da AMESC, Valdete Homem, o curso será um divisor de águas para estes professores que anseiam por formações mais voltadas para práticas. “Nossos professores trouxeram isso. Já recebemos vários feedbacks, como de uma professora que diz que em 28 anos de magistério, nunca foi a uma formação tão especial e completa, com profissionais, que sabem do que estão falando. Outra diz que a formação deixou um gostinho de ‘quero mais’, contando os dias para os próximos encontros. De fato, os professores não deram apenas uma palestra, eles deram um show”, finaliza Valdete.