A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na quarta-feira (1º) retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras em aeroportos e aviões. Porém, a Anvisa ainda recomenda que seja feito o uso da máscara nesses locais para evitar a transmissão da Covid-19.
O Diário Oficial publicou a decisão, que já está sendo aplicada. A agência informou que ainda terá a obrigatoriedade pela tripulação do fornecimento de máscaras para passageiros com caso suspeito da doença.
A decisão foi unânime na diretoria da Anvisa sobre retirar a restrição do uso da máscara nos aeroportos e aviões. O relator, Daniel Pereira informa que como o cenário epidemiológico atual da Covid-19 apresentou uma redução no número de internações pela doença e novos casos, é permitido que a medida sanitária sobre as máscaras faciais seja atualizada.
O diretor Alex Campos reforça que as máscaras ainda são importantes no combate da pandemia do Coranavírus. O uso também segue sendo recomendado para pessoas que apresentam sintomas respiratórios.
Meiruze Freitas, que também faz parte da diretoria da Anvisa, destaca que a melhor forma de combater a covid é a vacinação e o uso de máscaras para pessoas com a imunidade mais baixa. A diretora ainda ressalta que a agência pode volta a adotar medidas mais drástica, dependendo do cenário.
OCP News