A Polícia Civil de Turvo realizou neste mês de agosto, na sede do Cras, o Centro de Referência em Assistência Social, do município, uma palestra pelo fim da violência doméstica contra a mulher.
Na ocasião, as policiais civis Juliana e Rosane palestraram para aproximadamente dez mulheres, passando informações sobre os direitos das mulheres, conferidos na Lei Maria da Penha e os mecanismos de denúncia como Disque 100, Disque 181 e telefone de WhatsApp para denúncias anônimas (48) 98844-0011.
A palestra faz parte de uma campanha chamada “Agosto Lilás”, que é voltada para o enfrentamento à violência doméstica contra a mulher, bem como para intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizando e conscientizando a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher.
Segundo o delegado Lucas Fernandes da Rosa, titular da comarca, desde o início do ano de 2021, mais de 100 Boletins de Ocorrência que retratam algum tipo de violência doméstica contra a mulher foram registrados nas unidades policiais da comarca. Sendo que na maioria deles, foram encaminhados ao Poder Judiciário requerimentos de Medidas Protetivas de Urgência, confeccionadas por policiais civis, solicitando afastamento dos agressores dos lares das vítimas.
Além de confeccionar os requerimentos de medidas protetivas de urgência, instaurar e encaminhar os inquéritos policiais referentes à violência doméstica ao fórum, os policiais civis também fiscalizam a medida judicial dando amparo às vítimas.
A Polícia Civil de Turvo reforça que no caso de situação de violência doméstica, a mulher deve utilizar um dos mecanismos de denúncia ou comparecer na Delegacia de Polícia, onde uma equipe de policiais realizara um atendimento especializado.