O excesso desse produto traz consequências para a saúde, especialmente problemas cardiovasculares
Com foco na alimentação saudável, uma das medidas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é a redução da ingestão de sal, pois o excesso de sódio (equivalente a 5 gramas de sal por dia) está associado a vários riscos à saúde. Ao reduzir a ingestão de sal, as pessoas têm menos chances de sofrer de hipertensão.
Quanto sal você deve consumir por dia
A OMS afirma que a ingestão de sal recomendada para adultos é de menos de 5 gramas (um pouco menos de uma colher de chá) por dia. A organização também destaca a importância de o sal ser iodado. Isso significa que ele deve ser enriquecido com iodo, que é essencial para o desenvolvimento saudável do cérebro do feto e da criança pequena, bem como para otimizar as funções mentais em geral.
A recomendação está longe de ser realidade. Dados da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) mostram que, nas Américas, as pessoas consomem até três vezes mais do que a quantidade recomendada.
Quais são os efeitos da ingestão excessiva de sal?
O risco mais comum do excesso de sal é a pressão alta, que sozinha é responsável por cerca de 9,4 milhões de mortes por ano, revela a Opas.
A agência informa que a pressão arterial elevada contribui para pelo menos 40% de todas as doenças cardíacas e derrames, que, por sua vez, são responsáveis por 45% das doenças não transmissíveis.
Além disso, o excesso de sal na dieta está ligado ao câncer de estômago, à piora da asma, à osteoporose (enfraquecimento dos ossos) e às pedras nos rins, acrescenta a organização.
A organização alerta para o fato de que a hipertensão é um grande risco à saúde nas Américas, onde 20 a 35% da população adulta têm pressão arterial elevada.
O que acontece quando a ingestão de sal é reduzida
De acordo com a OMS, a ingestão de menos de 5 gramas de sal por dia em adultos contribui para a redução da pressão arterial e do risco de doenças cardiovasculares, derrame e infarto do miocárdio.
“Aproximadamente 30% das pessoas com hipertensão teriam pressão arterial normal e o restante teria melhor controle da pressão arterial se reduzissem a ingestão de sal a um nível saudável”, observa a Opas.
A organização pan-americana acrescenta que uma dieta com baixo teor de sal evitaria um em cada quatro ataques cardíacos ou derrames. E estima-se que 2,5 milhões de mortes poderiam ser evitadas anualmente se o consumo global de sal fosse reduzido ao nível recomendado.
Como reduzir a ingestão de sal
A Opas oferece algumas dicas sobre como reduzir o consumo de sal:
Não adicione sal durante o preparo dos alimentos;
Não coloque saleiros sobre a mesa;
Limite o consumo de lanches salgados;
Escolha produtos com baixo teor de sódio.
Fonte: SC Todo Dia