Assim como cada um dos seres vivos neste planeta gigante, uma empresa também tem seu DNA. Vamos relembrar este conceito para que possamos entender melhor porque é tão importante que a sua organização saiba qual é o seu DNA. De forma bem científica , DNA é a sigla que resume do ácido desoxirribonucleico. É isto que carrega cada característica nossa: desde a cor dos olhos e tipo sanguíneo até predisposições a doenças e traços de personalidade. É a nossa essência, diz respeito à nossa individualidade. Mas deixa eu te contar uma curiosidade: 99,9% do seu DNA é igual ao de qualquer outra pessoa no planeta.
A diferença de 0,1% é o que faz de você… você! Legal, né?
Agora vamos migrar para o mundo empresarial e entender o que é, numa empresa o seu DNA. Parece algo muito simples: missão, visão e valores que juntos formam a cultura organizacional da empresa. Infelizmente, a atual realidade é que muitas empresas acreditam que, embora seja importante ter este tripé, podem pesquisar e construir sua essência num site de inteligência artificial. Escolhem a opção mais bonita, com palavras elaboradas e colocam num quadro elegante na parede de entrada. Que triste. É, sim. Porque a equipe de colaboradores observa o que está escrito lá e sabe que na prática não é nada do que está ali. Nessa hora, gostaria de te perguntar: então, faz sentido o que o líder da empresa está fazendo com a sua organização? Para onde estão caminhando? Quais os valores que estão presentes nas tomadas de decisão? São os que estão no quadro, verdadeiramente? O que e empresa faz na sua rotina diária é, de fato, o que está estabelecido na missão? A visão a longo prazo está de acordo com a visão representada no papel? E quer saber, na grande maioria das vezes a resposta é que “não”. O que a empresa faz, como ela faz, para quem faz não está muito claro. E não há clareza de para onde a instituição está indo, suas metas e objetivos, em geral não são bem específicos.
Ter um DNA de verdade, construído dentro da individualidade da sua organização traz inúmeras vantagens. Veja algumas delas:
Porque ele alinha a equipe, atrai os clientes certos e diferencia no mercado. Empresas com DNA forte
- Alinha a equipe,
- Atrai os clientes certos,
- Demonstra seu diferencial.
- Vendem com mais.
- Tomam decisões estratégicas eficientes,
- Criam culturas que retêm talentos
- Constroem autoridade e confiança.
E a sua empresa, ela tem seu DNA bem forte e consistente? Se a resposta for “sim”, segue em frente. Mas se tiver alguma dúvida, é a hora para rever esta situação e iniciar a construção da essência da sua organização.
#ajudolíderes aterem alto desempenho
#desenvolvo competências de liderança
#comunicação eficaz
#tomadas de decisão estratégica
#asserividade
Assim como cada um dos seres vivos neste planeta gigante, uma empresa também tem seu DNA. Vamos relembrar este conceito para que possamos entender melhor porque é tão importante que a sua organização saiba qual é o seu DNA. De forma bem científica , DNA é a sigla que resume do ácido desoxirribonucleico. É isto que carrega cada característica nossa: desde a cor dos olhos e tipo sanguíneo até predisposições a doenças e traços de personalidade. É a nossa essência, diz respeito à nossa individualidade. Mas deixa eu te contar uma curiosidade: 99,9% do seu DNA é igual ao de qualquer outra pessoa no planeta.
A diferença de 0,1% é o que faz de você… você! Legal, né?
Agora vamos migrar para o mundo empresarial e entender o que é, numa empresa o seu DNA. Parece algo muito simples: missão, visão e valores que juntos formam a cultura organizacional da empresa. Infelizmente, a atual realidade é que muitas empresas acreditam que, embora seja importante ter este tripé, podem pesquisar e construir sua essência num site de inteligência artificial. Escolhem a opção mais bonita, com palavras elaboradas e colocam num quadro elegante na parede de entrada. Que triste. É, sim. Porque a equipe de colaboradores observa o que está escrito lá e sabe que na prática não é nada do que está ali. Nessa hora, gostaria de te perguntar: então, faz sentido o que o líder da empresa está fazendo com a sua organização? Para onde estão caminhando? Quais os valores que estão presentes nas tomadas de decisão? São os que estão no quadro, verdadeiramente? O que e empresa faz na sua rotina diária é, de fato, o que está estabelecido na missão? A visão a longo prazo está de acordo com a visão representada no papel? E quer saber, na grande maioria das vezes a resposta é que “não”. O que a empresa faz, como ela faz, para quem faz não está muito claro. E não há clareza de para onde a instituição está indo, suas metas e objetivos, em geral não são bem específicos.
Ter um DNA de verdade, construído dentro da individualidade da sua organização traz inúmeras vantagens. Veja algumas delas:
Porque ele alinha a equipe, atrai os clientes certos e diferencia no mercado. Empresas com DNA forte
- Alinha a equipe,
- Atrai os clientes certos,
- Demonstra seu diferencial.
- Vendem com mais.
- Tomam decisões estratégicas eficientes,
- Criam culturas que retêm talentos
- Constroem autoridade e confiança.
E a sua empresa, ela tem seu DNA bem forte e consistente? Se a resposta for “sim”, segue em frente. Mas se tiver alguma dúvida, é a hora para rever esta situação e iniciar a construção da essência da sua organização.
#ajudolíderes aterem alto desempenho
#desenvolvo competências de liderança
#comunicação eficaz
#tomadas de decisão estratégica
#asserividade