sexta-feira, 22 DE agosto DE 2025
Portal C1
Fumiko KouketsuVocê sabe qual é o Dna da sua empresa?

Você sabe qual é o Dna da sua empresa?

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Assim como cada um dos seres vivos neste planeta gigante, uma empresa também tem seu DNA. Vamos relembrar este conceito para que possamos entender melhor porque é tão importante que a sua organização saiba qual é o seu DNA. De forma bem científica , DNA é a sigla que resume do ácido desoxirribonucleico. É isto que carrega cada característica nossa: desde a cor dos olhos e tipo sanguíneo até predisposições a doenças e traços de personalidade. É a nossa essência, diz respeito à nossa individualidade. Mas deixa eu te contar uma curiosidade: 99,9% do seu DNA é igual ao de qualquer outra pessoa no planeta.
A diferença de 0,1% é o que faz de você… você! Legal, né?

Agora vamos migrar para o mundo empresarial e entender o que é, numa empresa o seu DNA. Parece algo muito simples: missão, visão e valores que juntos formam a cultura organizacional da empresa. Infelizmente, a atual realidade é que muitas empresas acreditam que, embora seja importante ter este tripé, podem pesquisar e construir sua essência num site de inteligência artificial. Escolhem a opção mais bonita, com palavras elaboradas e colocam num quadro elegante na parede de entrada. Que triste. É, sim. Porque a equipe de colaboradores observa o que está escrito lá e sabe que na prática não é nada do que está ali. Nessa hora, gostaria de te perguntar: então, faz sentido o que o líder da empresa está fazendo com a sua organização? Para onde estão caminhando? Quais os valores que estão presentes nas tomadas de decisão? São os que estão no quadro, verdadeiramente? O que e empresa faz na sua rotina diária é, de fato, o que está estabelecido na missão? A visão a longo prazo está de acordo com a visão representada no papel? E quer saber, na grande maioria das vezes a resposta é que “não”. O que a empresa faz, como ela faz, para quem faz não está muito claro. E não há clareza de para onde a instituição está indo, suas metas e objetivos, em geral não são bem específicos.

Ter um DNA de verdade, construído dentro da individualidade da sua organização traz inúmeras vantagens. Veja algumas delas:

Porque ele alinha a equipe, atrai os clientes certos e diferencia no mercado. Empresas com DNA forte

  • Alinha a equipe,
  • Atrai os clientes certos,
  • Demonstra seu diferencial.
  • Vendem com mais.
  • Tomam decisões estratégicas eficientes,
  • Criam culturas que retêm talentos
  • Constroem autoridade e confiança.

E a sua empresa, ela tem seu DNA bem forte e consistente? Se a resposta for “sim”, segue em frente. Mas se tiver alguma dúvida, é a hora para rever esta situação e iniciar a construção da essência da sua organização.

#ajudolíderes aterem alto desempenho

#desenvolvo competências de liderança

#comunicação eficaz

#tomadas de decisão estratégica

#asserividade

Assim como cada um dos seres vivos neste planeta gigante, uma empresa também tem seu DNA. Vamos relembrar este conceito para que possamos entender melhor porque é tão importante que a sua organização saiba qual é o seu DNA. De forma bem científica , DNA é a sigla que resume do ácido desoxirribonucleico. É isto que carrega cada característica nossa: desde a cor dos olhos e tipo sanguíneo até predisposições a doenças e traços de personalidade. É a nossa essência, diz respeito à nossa individualidade. Mas deixa eu te contar uma curiosidade: 99,9% do seu DNA é igual ao de qualquer outra pessoa no planeta.
A diferença de 0,1% é o que faz de você… você! Legal, né?

Agora vamos migrar para o mundo empresarial e entender o que é, numa empresa o seu DNA. Parece algo muito simples: missão, visão e valores que juntos formam a cultura organizacional da empresa. Infelizmente, a atual realidade é que muitas empresas acreditam que, embora seja importante ter este tripé, podem pesquisar e construir sua essência num site de inteligência artificial. Escolhem a opção mais bonita, com palavras elaboradas e colocam num quadro elegante na parede de entrada. Que triste. É, sim. Porque a equipe de colaboradores observa o que está escrito lá e sabe que na prática não é nada do que está ali. Nessa hora, gostaria de te perguntar: então, faz sentido o que o líder da empresa está fazendo com a sua organização? Para onde estão caminhando? Quais os valores que estão presentes nas tomadas de decisão? São os que estão no quadro, verdadeiramente? O que e empresa faz na sua rotina diária é, de fato, o que está estabelecido na missão? A visão a longo prazo está de acordo com a visão representada no papel? E quer saber, na grande maioria das vezes a resposta é que “não”. O que a empresa faz, como ela faz, para quem faz não está muito claro. E não há clareza de para onde a instituição está indo, suas metas e objetivos, em geral não são bem específicos.

Ter um DNA de verdade, construído dentro da individualidade da sua organização traz inúmeras vantagens. Veja algumas delas:

Porque ele alinha a equipe, atrai os clientes certos e diferencia no mercado. Empresas com DNA forte

  • Alinha a equipe,
  • Atrai os clientes certos,
  • Demonstra seu diferencial.
  • Vendem com mais.
  • Tomam decisões estratégicas eficientes,
  • Criam culturas que retêm talentos
  • Constroem autoridade e confiança.

E a sua empresa, ela tem seu DNA bem forte e consistente? Se a resposta for “sim”, segue em frente. Mas se tiver alguma dúvida, é a hora para rever esta situação e iniciar a construção da essência da sua organização.

#ajudolíderes aterem alto desempenho

#desenvolvo competências de liderança

#comunicação eficaz

#tomadas de decisão estratégica

#asserividade

spot_img
spot_img

Matérias Relacionadas

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.