Uma festa tradicional repleta de cultura, tradição e muita gastronomia típica: assim é a Festa do Peixe em Balneário Arroio do Silva que acontece nesta semana. O evento chega à 29ª edição e espera reunir milhares de pessoas nos quatro dias de festa: de 23 a 26 deste mês. Todo evento acontece na Praça Central – a estrutura envolve a Praça Central e a Avenida Getúlio Vargas.
Como um dos atrativos, a festa tem a Feira do Mel, Artesanato, Clubes de Mães e Exposições, dando oportunidade aos apicultores, clubes de mães e artesãos locais. Os estandes são cedidos aos participantes e a feira impulsiona a economia local, além de se tornar uma grande vitrine para os produtos que são feitos e comercializados durante todo o ano no próprio município. “O espaço é muito importante não só para viabilizar a comercialização de produtos, mas sobretudo para estimular os expositores a buscar cada vez mais desenvolver peças que possa resgatar a identidade cultural do Município e/ou resgatar do ponto de vista artístico sua condição atual”, registrou a artesã Edsonília Aparecida Ferreira Nunes que representa o Grupo Informal de Artesãos de Balneário Arroio do Silva e participa todos os anos do evento.
O artesanato é um dos ramos fortes no município e que ganha grande destaque. Na festa, além dos objetos e produtos manuais, o visitante pode ainda levar para casa o mel produzido direto por apicultores da cidade. “É importante mostrar que o Arroio não é só peixe e turismo, tem também agricultura, apicultores. A oportunidade é ótima para isso”, destaca o apicultor Gladsthone da Silva, o conhecido Toni do Mel.
Além das exposições, a praça de alimentação, farta em gastronomia típica, é também bastante movimentada nos dias de festa. Pratos e petiscos a base de peixe e frutos do mar são muito procurados e a praça de alimentação oferece a comida típica e de qualidade aos visitantes.
Para tornar o ambiente ainda mais agradável, a programação conta com apresentações artísticas e culturais que enaltecem a história e o talento local e regional. Grandes shows nacionais também são promovidos. Neste ano as atrações principais são: Os Serranos; Dazaranha, Serginho Moah e Banda; e Turma do Pagode. Toda a programação é gratuita.
A Festa do Peixe é realizada na baixa temporada com o objetivo de movimentar o município e incrementar a economia na época considerada difícil. Como Arroio do Silva é uma cidade litorânea e agitada pelo turismo do verão, a prefeitura promove quatro dias de evento no meio do ano para atrair o público e, ao mesmo tempo, enaltecer a tradição e a cultura local.
“Este é um evento de retomada, após o momento difícil enfrentado com a pandemia. Estamos com toda festa organizada, com atrações nacionais, produtos locais de qualidade, apresentações culturais de primeira e, claro, a festa será farta de gastronomia. Convidamos todos para que participem e prestigiem os quatro dias de festa. Balneário Arroio do Silva espera todos”, convida o prefeito Evandro Scaini.