Na manhã desta sexta-feira (10), a Polícia Civil de Araranguá, por meio da DPCAMI (Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso), cumpriu seis mandados de busca e apreensão em residências da cidade, com apoio de agentes de outras regiões. As ordens judiciais foram expedidas pela Justiça local a pedido da delegacia.
Segundo a delegada Eliane Chaves, responsável pela DPCAMI, a operação teve como alvos duas professoras e quatro adolescentes, em investigação de crimes relacionados à nudez e pornografia envolvendo menores de idade. O material apreendido será encaminhado para perícia, enquanto os depoimentos das pessoas envolvidas começam a ser colhidos.
A delegada relatou que uma das destinatárias do mandado, mesmo após ser insistentemente chamada e com os policiais e peritos devidamente identificados, não abriu a porta e permaneceu escondida no interior da residência, sendo necessário arrombar a casa para cumprimento da ordem judicial.
Eliane Chaves destacou que a investigação também apura entrega e fornecimento de bebidas alcoólicas a adolescentes, além de possíveis envolvimentos sexuais entre adultos e menores. Ela reforçou que a proteção legal prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) se aplica a todos os menores, independentemente do sexo. “É incoerente cobrar atenção quando homens são vítimas e fazer piadas ou normalizar situações em que meninos adolescentes são afetados. Criança é criança, adolescente é adolescente, e todos merecem proteção”, afirmou a delegada.
O caso segue em investigação, e a Polícia Civil reforça que todas as medidas legais estão sendo tomadas para apuração dos crimes previstos no ECA.