Entre as tardes e noites de quarta-feira (24) e quinta-feira (25), véspera e dia de Natal, Santa Catarina segue em alerta para a ocorrência de temporais com chuva intensa. De acordo com os órgãos de monitoramento, o risco é considerado alto nas áreas classificadas em laranja, principalmente para registros de alagamentos e enxurradas pontuais. Já nas regiões em amarelo, o risco é moderado.
Em todo o estado, também há risco moderado para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores, em função das rajadas de vento associadas aos temporais.
Durante as tardes, a combinação da circulação de ventos em diferentes níveis da atmosfera, somada ao calor e à alta umidade, favorece a formação de temporais acompanhados de chuva intensa, descargas elétricas, ventos fortes e, de forma pontual, queda de granizo. As áreas com maior atenção incluem o Grande Oeste, regiões de divisa com o Rio Grande do Sul e o Litoral catarinense.
No período da noite, a tendência é de perda de intensidade das instabilidades, com o retorno do tempo mais firme durante as manhãs.
Diante do cenário, a Defesa Civil reforça as orientações de segurança à população. Durante os temporais, a recomendação é buscar abrigo em locais seguros, longe de janelas e de objetos que possam ser arremessados pelo vento. Em caso de ventos fortes, deve-se evitar transitar ou se abrigar próximo a árvores, placas, muros e postes de energia. Já em situações de chuva intensa com alagamentos, a orientação é não atravessar ruas alagadas nem pontes e pontilhões submersos.










