Maioria dos prefeitos de nossa região já convergiu para a candidatura do governador Jorginho Mello (PL) à reeleição. Os cinco prefeitos do Progressistas, aliados a outros três do MDB, dois do Republicanos e dois do PL já se disseram aliados do governador em seu projeto eleitoral neste ano. Já o prefeito de Maracajá, Aníbal Brambila (PSD), irá apoiar a candidatura do ex-prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD). Os dois prefeitos que ainda não se manifestaram publicamente quanto a seu apoio a respeito deste tema são César Antônio Césa (MDB), de Araranguá, e Jorge Luiz Freitas (PSD), de Balneário Arroio do Silva. César é muito ligado à cúpula estadual do MDB, que está hipotecando apoio à candidatura de João Rodrigues. Já Jorge Freitas seguirá orientação do ex-prefeito Evandro Scaini (PP) quanto a quem apoiar. Evandro, por sua vez, diz que irá primeiramente esperar a posição definitiva de seu partido a este respeito.
De todo modo, o que se observa, majoritariamente, é que o governador Jorginho Mello deverá arrebanhar a maioria absoluta dos prefeitos de nossa região para seu projeto eleitoral, a exemplo do que já aconteceu em 2022, quando o então governador Carlos Moisés da Silva, então filiado ao Republicanos, concorreu à reeleição. Carlos Moisés sequer chegou ao segundo turno daquele pleito, mas, na região da Amesc, foi o candidato ao governo mais bem votado no primeiro turno, fazendo uma média de 40% dos votos os eleitores da região. É muito provável que Jorginho rompa este percentual, superando os 50% dos votos válidos na primeira etapa da eleição aqui no Extremo Sul.
Finais
- Filha do ex-deputado federal Edinho Bez de Oliveira (MDB), a advogada Leatrice Bez (MDB), de Tubarão, irá disputar a Assembleia Legislativa neste ano. Além dela, o MDB do Sul do Estado contará com as candidaturas ao parlamento estadual do atual deputado Tiago Zilli, de Turvo, e do ex-prefeito de Orleans, Jorge Koch. Por enquanto, a legenda não tem nenhum nome no Sul do Estado para concorrer à Câmara Federal. Candidaturas a este poder, no entanto, não faltarão no Sul do Estado. Já estão em plena pré-campanha buscando a reeleição dos deputados Daniel Freitas, Ricardo Guidi e Júlia Zanatta, do PL, e Geovânia de Sá, do Republicanos. Além deles, também estão se dispondo a ser deputado federal por nossa mesorregião o presidente da Assembleia Legislativa, Júlio Garcia (PSD), o deputado estadual José Milton Scheffer (PP), o ex-governador Carlos Moisés da Silva (UB) e a jornalista araranguaense Morgana Daniel (Novo).
- Presidente do Progressista de Sombrio, Cristian da Rosa, diz que pretende se colocar à disposição de seu partido para disputar o Executivo Municipal mais uma vez, a exemplo do que fez em 2020, pleito, através do qual, acabou sendo eleita, pela primeira vez, a prefeita Gislaine Dias da Cunha (MDB). Além de Cristian, o Progressistas também dispõe dos nomes do ex-prefeito José Antônio Tiscoski da Silva, o Professor Jusa, e do empresário Edson Talau, para enfrentar as urnas em 2028. No entanto, nenhum dos dois, por enquanto, se manifestou publicamente a este respeito. Para ter chances de emplacar um candidato a prefeito com reais possibilidades de eleição, o Progressistas de Sombrio precisa, necessariamente, contar com o apoio do PSD, que tem na presidência o empresário Teco Silvério. Conforme Teco, seu partido só irá traçar seu rumo, no que diz respeito a eleição municipal sombriense, a partir de 2027. No entanto, já adiantou que a legenda só irá apoiar uma candidatura que contemple o PSD na majoritária.










