A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Balneário Gaivota segue ampliando os atendimentos e reforçando a importância do apoio da comunidade para manter os serviços oferecidos às crianças e famílias do município.
Atualmente, a instituição atende cerca de 50 crianças de 0 a 6 anos de idade, oferecendo acompanhamento especializado nas áreas de psicologia, nutrição, assistência social, fisioterapia e atendimento pedagógico.

De acordo com a secretária da entidade, Silvania Regina Rodrigues, a Apae está em processo de encaminhamento da documentação junto à Fundação Catarinense de Educação Especial para ampliar os atendimentos aos maiores de 7 anos.
“Hoje a gente atende as crianças de 0 a 6 anos. Os adultos ainda estão sendo encaminhados para atendimento em Sombrio. Estamos organizando a documentação para futuramente atender os maiores aqui também”, explicou.

Ela destaca ainda que atualmente a instituição é mantida pela Prefeitura de Balneário Gaivota, responsável pelo custeio das despesas e salários dos profissionais que atuam na unidade.
“A prefeitura está custeando todas as despesas da Apae e hoje contamos com 10 funcionários trabalhando nos atendimentos”, afirmou.
As famílias interessadas em associar-se ou colaborar com a entidade podem procurar a Apae presencialmente ou entrar em contato pelo WhatsApp (48) 99190-3997. As contribuições também podem ser realizadas via Pix.
Atendimento individualizado

A professora de psicomotricidade, Diovana Alves, explicou que atualmente atende cerca de 40 alunos semanalmente, com atividades planejadas de forma individualizada.
“Cada aula é preparada conforme a necessidade e as limitações de cada aluno. Trabalhamos fortalecimento, cognição, desenvolvimento motor, afetivo e também a parte lúdica através das brincadeiras”, destacou.
Já a professora de estimulação precoce, Adriane Montanari, que atua há 16 anos na educação especial, ressaltou a importância do trabalho realizado com as crianças.
“É um trabalho emocionante. A gente busca desenvolver atividades lúdicas e concretas para que as crianças levem esse aprendizado para a vida toda. Os pais também têm um papel fundamental nesse processo”, comentou.

Segundo ela, os atendimentos acontecem de segunda a quinta-feira, enquanto as sextas-feiras são destinadas ao planejamento pedagógico das equipes.
Comunidade é chamada para apoiar a causa
A diretora social da Apae, Fabianne Tatim Cato, reforçou o pedido para que toda a comunidade abrace a causa da instituição.
“É muito importante que toda a população de Balneário Gaivota abrace essa causa, porque a Apae é para todos. Precisamos caminhar juntos para fortalecer esse trabalho tão importante”, afirmou.
Fabianne também revelou que atualmente já existe fila de espera para atendimentos na instituição. Segundo ela, com maior apoio da comunidade e ampliação das parcerias, seria possível atender ainda mais crianças e famílias que aguardam por acompanhamento especializado.
“Hoje já temos crianças esperando por atendimento. Com o apoio da comunidade, poderíamos ampliar esse trabalho e acolher ainda mais famílias que precisam desse suporte”, finalizou.











