Começou a ser emitida nesta quarta-feira, dia 1°, a nova CNH, Carteira Nacional de Habilitação, documento que terá mudanças para melhorar a segurança dos condutores quanto a fraudes.
A partir de agora, a CNH terá tintas especiais fluorescentes anti-scanner, novas cores e informações. “O objetivo também é seguir os padrões internacionais, com informações em português, inglês e espanhol, de forma a facilitar para os agentes de trânsito estrangeiros”, explica o delegado regional e responsável do Ciretran de Araranguá, Diego de Haro. Ainda conforme a autoridade, no documento constará também a categoria e descrição dos veículos que a pessoa poderá conduzir, código MRZ, utilizados nos passaportes e permitindo o portador no atendimento em aeroportos. “A carteira permite também que a pessoa insira seu nome social e filiação afetiva, caso tenha reconhecidos seus pais não biológicos. “Além do dispositivo de segurança e da questão ligada à padronização internacional, ela vem com esses dados novos, layout novo e pode incluir informações médicas em caso por exemplo de acidentes, quando essa pessoa for atendida por um socorrista, que lendo a informação já pode antecipar algum tipo de problema”, completa o delegado.
O modelo anterior continua em vigor e fica a critério do motorista fazer as mudanças em seu documento, tanto física quanto digital. Se o motorista preferir, pode solicitar a nova apenas quando vencer a atual. O agendado para confecção do documento e atendimento na Ciretran de Araranguá é feito pelo Detran Digital.