Servidores do Samae de Araranguá realizaram exames e receberam orientações de como prevenir a hipertensão arterial e o diabetes. As avaliações e informações foram feitas pela técnica e Enfermagem, Franciele Silvestre e pela estudante de Enfermagem, Poliana Fernandes, profissionais da Unimed.
A ação, que ocorreu na tarde de quinta-feira, dia 26, no auditório da autarquia, agradou os trabalhadores. “Qualidade de vida é responsabilidade de cada um(a) de nós”, afirmou a secretária Michele Ungaratti Broilo. Uma série de ações são desenvolvidas para resguardar a saúde dos servidores do Samae, além das atividades habituais de incentivo à alimentação saudável e à prática regular de exercícios físicos.
No dia 11 a Secretaria de Saúde estará promovendo uma palestra sobre câncer de próstata para os servidores da autarquia. A iniciativa integra a programação da campanha Novembro Azul.
Hipertensão é a pressão arterial acima de 140×90 mmHg (milímetros de mercúrio) em adultos com mais de 18 anos. Quando não tratada e controlada adequadamente, pode levar a complicações que podem atingir o sistema nervoso central, o coração, o sistema vascular etc. Ao atingir o sistema nervoso central, por exemplo, podem ocorrer infartos, hemorragia e encefalopatia hipertensiva. Alguns dos sintomas dos hipertensivos são: mal-estar frequente, palpitações, dores de cabeça, problemas na vista, tonturas, fadiga, inquietação, zumbido no ouvido, sangramento no nariz etc.
Já o diabetes, a médica explicou que é uma doença causada pela destruição da célula Beta, responsável pela produção de insulina pelo pâncreas. Assim, quando a doença surge, o organismo deixa de produzir insulina, e a glicemia aumenta. Os sintomas mais comuns são: sede intensa, urinação frequente, fome frequente, cansaço, perda de peso repentina, demora para curar ferimentos, pele seca, formigamento nos pés e visão borrada.