A passagem do presidente estadual do Republicanos, o deputado federal Jorge Goeten, nesta semana, por nossa região, mostrou que a política de fato virou uma salada de frutas. É público e notório, que Jorge Goeten – que foi eleito deputado pelo PL em 2022 – migrou neste ano para o Republicanos graças a uma articulação desencadeada pelo governador Jorginho Mello (PL), como objetivo de fortalecer o projeto de reeleição deste em 2026. Na passagem por nossa região, no entanto, a primeira reunião feita deputado foi com o grupo político que orbita o projeto eleitoral do prefeito de Araranguá, César Cesa (MDB), que, por sua vez, disputa a reeleição contra Andressa Ribeiro, do PL de Jorginho Mello.
Na mesma toada, Goeten se reuniu em Sombrio com o candidato a prefeito do Progressistas, Peri Soares, que tem como candidato a vice-prefeito Chero Albino, que é filiado ao Republicanos. A dupla, no entanto, rivaliza com a prefeita Gislaine Cunha (MDB), que é apoiada pelo PL do governador. Já em Balneário Gaivota, Jorge Goeten se reuniu com o prefeito Kekinha dos Santos (PSDB), e com seu vice, Jonatã Coelho (PL), que disputam a reeleição contra Fernando Chimia (MDB). Todavia, o emedebista tem como candidato a vice-prefeito Guilherme Scherer, do mesmo Progressistas de Peri Soares. Na prática, o Republicanos está de um lado, em um município, e do outro lado, no município vizinho.
Mas, nem tudo é confusão, quando o assunto é coligação. Em Praia Grande e em Ermo, o Republicanos e o PL estão do mesmo lado, e, em ambos os casos, os dois partidos estão aliados ao Progressistas, que provavelmente será parceiro de Jorginho Mello e Jorge Goeten em 2026.