Na manhã de segunda-feira (10), o auditório do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), no Parque das Avenidas, em Sombrio, foi palco da capacitação voltada para os Agentes de Combate às Endemias – ACE, da região de Araranguá.
O encontro reuniu cerca de 35 profissionais dos municípios de Sombrio, Araranguá, Turvo, Balneário Arroio do Silva e Balneário Gaivota. Ele teve o objetivo de reforçar conhecimentos sobre o controle químico do Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya.
Durante o evento, os participantes revisaram práticas de combate e receberam orientações sobre o uso seguro e eficiente de equipamentos e produtos químicos. Sombrio se destacou como o único município da região a contar com seu próprio equipamento de controle químico.
A prefeita de Sombrio, Gislaine Cunha (MDB), destacou a importância do trabalho conjunto e do engajamento comunitário para o sucesso das ações de combate ao mosquito.
“Aprendemos muito sobre a prevenção da dengue. A parceria com o Governo do Estado, trouxe muitos ensinamentos e reforçou a dedicação e responsabilidade de todos. A união da comunidade é essencial para eliminarmos os criadouros do Aedes aegypti. Agradeço imensamente à Regional de Araranguá pela capacitação de nossos agentes”, enfatizou.
A dengue é uma preocupação constante, especialmente em períodos de calor e chuvas, que favorecem a proliferação do mosquito. Medidas simples como evitar água parada em recipientes, tampar caixas d’água e limpar ralos podem fazer toda a diferença no controle da doença.