Seja em dias de sol ou chuva, inverno ou verão, seja com sede ou não, beba água! Ela é fundamental tanto para a nossa saúde física quanto para a saúde mental. Então, diga-me: qual a quantidade de água que você bebe por dia? Quanto de água você bebeu hoje? Vai lá! Busque um copo ou garrafa e siga comigo. Você terá sede!
Estressado ou ansioso? Beba água! Segundo o médico norteamericano, Dr. Don Colbert em seu livro “Os Sete Pilares da Saúde”, “a água está diretamente conectada à função cerebral” e ela é necessária para a fabricação eficiente de neurotransmissores como a serotonina e para a produção de hormônios feitos pelo cérebro, como a melatonina. Além de nos deixar mais motivados, o Dr. Don Colbert nos alerta que a água “pode prevenir o transtorno do déficit de atenção (TDA); e melhora nossa capacidade de atenção”.

Quando alguns dias parecem mais como um oceano em um dia de tempestade, onde ondas gigantescas de problemas parecem surgir do nada, não vai adiantar querer nadar contra a maré. A sensação é de que quando você pensa que chegou à superfície e consegue respirar, uma outra onda vem e lhe empurra para baixo. Talvez o melhor que você possa fazer neste momento é fechar os olhos, beber um copo de água e buscar calma no meio da tempestade.
Tem gente que perde o sentido durante desafios assim. E coitado de quem esteja por perto. Nem água apaga essa explosão. Saem faíscas para todos os lados e o pior é que normalmente são as pessoas que mais amamos que acabam por sofrer as consequências de nossas ações impensadas.
Vamos fazer uma viagem imaginária? Que tal simplesmente sentar-se às margens de um rio de águas cristalinas? Sinta a paz e a tranquilidade das águas deslizando pelas pedras grandes e pequenas. Tenho certeza de que se você se concentrar bem, poderá até ouvir o som das águas deslizando por essas pedras. Agora, me faça um favor. Pegue uma pedrinha e a arremesse nas águas do rio, com toda a intensidade possível. Você irá observar que as águas se agitaram e talvez mudaram o percurso por segundos, porém logo voltaram ao normal e o rio continuou o seu curso.
Assim como as águas do rio, nós também deveríamos seguir o curso cada vez que encaramos dias estressantes e agitados. Cada um de nós tem um propósito e assim como o rio, deveríamos seguir avante com calma e tranquilidade, sem afetar negativamente os que estão à nossa volta. Em seu livro “Getting Things Done” (A Arte de Fazer Acontecer) David Allen usa essa analogia do rio para ilustrar que “qualquer coisa que faça você reagir exageradamente ou menos, pode controlá-lo e frequentemente o faz”. Allen afirma que “a maioria das pessoas dá mais ou menos atenção às coisas do que merecem, simplesmente porque não operam com uma mente como a água”.
Analisando por outro ângulo, como diz Stephen R. Covey em “Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, se você se irrita ou se frustra diante dos desafios e dos dias de tempestades, você é uma pessoa reativa e não proativa. Gritar, elevar a sua voz ou xingar alguém não quer dizer que você tem o controle não, muito pelo contrário. Lembre-se do rio! Pessoas inteligentes talvez se agitem por segundos quando a pedra é arremessada, mas logo se recompõe e seguem seu propósito com elegância e caráter nobre.
Voltamos ao assunto da água na questão saúde física e saúde mental. Agora pare e mentalmente me responda: quantos copos d’ água você já tomou enquanto seguia comigo? Segundo ainda o Dr. Don Colbert: “A água ajuda a prevenir a perda de memória à medida que envelhecemos, reduzindo o risco de doenças degenerativas, como Alzheimer, esclerose múltipla, Parkinson e Lou Gehrig”.
E mais: “a água é o principal lubrificante nos espaços articulares e ajuda a prevenir artrite e dores nas costas. Ela aumenta a eficiência do sistema imunológico e previne o entupimento das artérias do coração e do cérebro, e assim ajuda a reduzir o risco de ataque cardíaco e derrame”. Em seu livro ainda, ele diz que a água tem o poder de deixar a nossa pele mais lisa, dando a ela um brilho cintilante e também reduz os efeitos do envelhecimento.
Pois então! Por que ficar se preocupando com as tempestades ou pedras arremessadas? Procure inspiração na água. Faça tempo bom ou não, beba água! Se surgiram conflitos na sua vida profissional ou pessoal, lembre-se das águas do rio: tome o controle. Mantenha a calma e continue em direção ao seu propósito. Você talvez não impactará o mundo inteiro, mas certamente impactará positivamente o mundo a sua volta.