Aos 19 anos, Adrian Barboza da Cunha, natural de Sombrio (SC), está escrevendo sua própria história nos ringues, com luvas nos punhos, fé no peito e um sonho no coração. No último sábado, 5 de julho, ele venceu uma verdadeira guerra na semifinal do Campeonato de Boxe Amador Estímulo Éder Jofre, realizado no tradicional Clube de Boxe Guarany, em São Paulo.
“Foi uma luta dura, com muitos golpes duríssimos tanto na cabeça quanto no corpo, mas com muita garra consegui vencer por pontos”, relata o jovem atleta. A vitória, segundo ele, foi conquistada na raça. “Foi com muito esforço e dedicação. Uma guerra forte.” Adrian fez questão de agradecer ao adversário, Gabriel Rhein, pela batalha intensa. “Ele é um bom lutador. Respeito muito.”
Mas essa história começou bem antes do gongo soar. Ainda menino, aos 6 anos, Adrian foi apresentado ao boxe por seu pai. “Meu pai sempre sonhou em ser lutador, mas não pôde realizar esse sonho. Ele me levou pra academia e eu me apaixonei pelo esporte. Desde então, venho treinando e aprimorando minhas habilidades”, conta. Hoje, Adrian segue nos ringues com a motivação de honrar esse legado familiar. “É um privilégio ter o apoio dele.”
Adrian representa a equipe Centro de Lutas Jefferson Cruz, de São Paulo, e treina de segunda a sexta, com sparrings nas manhãs de segunda, quarta e sexta. Divide o ringue com atletas como Adriano Matheus, Anderson Araújo e Robson Souza. O time é comandado pelo treinador Jefferson Cruz, a quem Adrian dedica palavras de gratidão. “Ele está sempre ali do nosso lado, motivando, ensinando e passando suas experiências.”
O campeonato leva o nome de Éder Jofre, ídolo do boxe brasileiro e campeão mundial, algo que não passa despercebido para Adrian. “É uma honra estar participando desse campeonato que carrega o nome de um grande lutador e campeão brasileiro.”
O sonho é grande: ser campeão mundial de boxe, como seu ídolo Patrick Teixeira. “O que me motiva é o peso desse sonho. Tenho que subir no ringue sempre motivado, sempre treinado. Não importa quem vai estar do outro lado.”
A maturidade do jovem se revela também na forma como encara cada resultado. “Eu lido como aprendizado, tanto vitória quanto derrota. Sempre tenho muito a aprender com as duas situações.”
Agora, ele se prepara para a final do Campeonato Kid Jofre, que acontecerá no próximo sábado, 12 de julho. A expectativa é alta, mas os pés continuam no chão. “Depois, a gente vê o que o futuro guarda pra nós.”
E deixa um recado a quem, assim como ele, tem um sonho: “Não desista jamais. Se você quer ser jogador, lutador, cantor ou artista, corra atrás. Só Deus sabe o que Ele tem guardado pra você. Com dedicação e trabalho duro, você alcança. É só questão de tempo.”