Em uma rápida ação conjunta, a Polícia Civil e a Militar, prenderam na manhã desta quinta-feira (2), um homem acusado de descumprir medidas protetivas, lesão corporal e ameaça no âmbito doméstico.
A prisão preventiva foi decretada após a vítima registrar dois boletins de ocorrência e acionar as autoridades policiais em diversas ocasiões, alegando perseguição e ameaças por parte do ex-companheiro.
O caso, que ilustra os perigos das relações tóxicas e a importância das medidas protetivas, teve início nos últimos dias de 2024, quando a mulher procurou a Delegacia de Proteção à Mulher (Dpmu) de Balneário Arroio do Silva.
Segundo relatos, o agressor vinha descumprindo reiteradamente a decisão judicial que determinava seu afastamento, intensificando as ameaças de morte e colocando em risco a vida da ex-companheira.
Diante da gravidade da situação e da persistência do indivíduo em perseguir e ameaçar a vítima, a Dpmu instaurou inquérito policial para apurar os crimes.
Policiais civis da Operação Estação Verão reuniram provas. As evidencias comprovaram a prática de diversos crimes no âmbito doméstico. Na noite de 1 de janeiro de 2025, o Delegado de Polícia de Balneário Arroio do Silva solicitou ao Poder Judiciário a prisão preventiva do acusado. O pedido foi deferido ainda na madrugada e, na manhã seguinte, policiais civis e militares cumpriram o mandado.
A Polícia Civil enfatizou a célere atuação das forças policiais e do Poder Judiciário como fundamental para impedir que um possível homicídio acontecesse, além de garantir a integridade física da solicitante.
RELAÇÕES TÓXICAS E A IMPORTÂNCIA DAS MEDIDAS PROTETIVAS
Este caso evidencia os perigos das relações tóxicas, que podem escalar para violência física e psicológica, colocando em risco a vida da vítima.
As medidas protetivas, previstas na Lei Maria da Penha, são ferramentas essenciais para proteger mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Elas visam garantir a segurança da vítima, impedindo a aproximação do agressor e coibindo novos atos.
É fundamental que pessoas nesta situação denunciem qualquer tipo de violência e busquem ajuda. Canais como a Central de Atendimento à Mulher (ligue 180) e as Delegacias da Mulher oferecem apoio e orientação para romper o ciclo de violência e garantir a segurança da vítima.
A prisão do agressor em Balneário Arroio do Silva representa uma vitória na luta contra a violência doméstica e reforça a importância da atuação conjunta das autoridades policiais e do Poder Judiciário na proteção das mesmas.
(IMAGEM,CRIAÇÃO E FOTO FORAM ELABORADAS EXCLUSIVAMENTE PARA ILUSTRAR A REPORTAGEM. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A: rolando.news)