Um pedaço de cerca de 600 quilos da Falcon 9, foguete da SpaceX que passou por Santa Catarina no dia 8 de março, foi encontrado por um agricultor do Paraná, na quarta-feira (16). O caso ocorreu na zona rural de São Mateus do Sul.
Conforme informações do portal RDX, João Ricardo Pacheco Pontes encontrou o objeto enquanto caminhava por sua propriedade.
Ele afirmou que, inicialmente, acreditou que se tratasse de uma barraca. Mas ao perceber que o material era metálico, passou a cogitar que pudesse ser um pedaço do foguete, que também passou pela região de São Mateus do Sul.
O agricultor contou ao portal RDX que ele e a esposa haviam escutado um forte barulho no dia 8, mas acabaram percorrendo o outro lado da propriedade para ver o que poderia ser.
Especialistas
Segundo a Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), São Mateus do Sul fica praticamente abaixo da trajetória da reentrada observada na semana anterior.
No início, os especialistas estranharam a situação, pois o material encontrado parecia feito de um metal muito fino, algo que dificilmente resistiria à passagem atmosférica.
No entanto, uma análise detalhada das imagens apontou algumas semelhanças entre o objeto encontrado e a tubeira do motor Merlin 1D utilizado no segundo estágio do foguete Falcon 9, da SpaceX.
Ainda segundo a Abramon, a peça é feita de uma liga de nióbio e titânio, que garante à estrutura uma resistência adicional às altas temperaturas, o que explicaria o fato dela ter resistido à reentrada atmosférica.
Os especialistas ressaltam que, embora seja necessária uma análise in loco para uma conclusão definitiva, existe uma enorme possibilidade de que o objeto encontrado seja, de fato, do foguete da empresa do bilionário Elon Musk.
OCP News