A 3ª CIA de Polícia Militar de Turvo, que faz parte do 19º BPM, já certificou 78 propriedades rurais nos municípios de sua área de abrangência (Meleiro, Turvo, Ermo, Morro Grande, Jacinto Machado e Timbé do Sul), no Programa Rede Rural de Segurança, que tem por finalidade aumentar a segurança no ambiente rural, aproximar e fortalecer os vínculos entre os moradores dessa área e a Polícia Militar, mobilizando aquelas para atuarem em coparticipação e coprodução com a instituição militar catarinense e desta forma combater os infortúnios gerados por crimes contra o patrimônio e a incolumidade das pessoas residentes em áreas não urbanas.
Segundo o comandante da 3ª Cia, Capitão André Ferreira de Araújo, o projeto é um tanto quanto complexo e envolve várias fases, mas, depois de concluídas, a propriedade começa a receber visitas e rondas periodicamente da PM.
Em Meleiro, 15 propriedades estão cadastradas no Programa, entre elas a da família Figueiredo, que foi uma das primeiras a adotar a Rede. “O programa traz uma sensação de segurança maior para quem vive na roça”, destaca a filha de agricultores Morgana de Almeida Figueiredo.
Os interessados em participar do Programa Rede Rural de Segurança, devem entrar em contato através do WhatsApp (48) 9.8472-1129, onde ingressam em uma lista de espera.