Ambientes virtuais aparecem em destaque na criação de soluções na área da saúde

Curso de Jogos Digitais proporciona aprendizado que se volta a diferentes áreas de atuação (Foto: Divulgação)
Publicidade

A chegada da pandemia de Covid-19 acelerou o uso de ferramentas que já vinham ganhando cada vez mais espaço, como é o caso dos ambientes virtuais de aprendizagem. As opções vão desde de a utilização em cursos presenciais, como repositório de conteúdo, no armazenando cursos completos, como no modelo de Educação a Distância, para cursos de curta duração e até mesmo para interação na educação formal e informal infantil, como conjunto de jogos em “mundos virtuais”, por exemplo. Entre uma gama tão grande de possibilidades, no entanto, uma tem se destacado e se mostra promissora: a utilização do ambiente virtual na área da saúde.

O que antes parecia futurista já está mais perto da realidade do que muitos imaginam. Ao menos é o que garante o professor do curso de Jogos Digitais da Unesc, Marcel Inocêncio. Conforme o docente, o principal destaque deste meio são as ferramentas que são criadas ou incorporadas aos ambientes já existentes. “Dentre elas, destacam-se ferramentas com o uso de robótica, realidade virtual, realidade aumentada e impressão 3D. São ferramentas que tiveram uma evolução mais rápida que o de costume por conta da pandemia, mas que já vem há algum tempo trazendo opções tecnológicas antes mesmo de termos sido forçados a entrar nesse mundo ‘virtualizado’ a partir da pandemia”, explica.

Ainda entre as possibilidades apresentadas pelo professor estão as cirurgias que já estão sendo realizadas através da internet, além da operação por meio de braços robóticos e até mesmo operação autônoma. “Outra parte da área da Medicina que está utilizando estas novas tecnologias é a área de ‘treinamento’. Várias soluções já vêm sendo desenvolvidas há muito tempo para auxiliar no treinamento de procedimentos médicos. Com a criação e propagação de novas tecnologias, estes simuladores ou ambientes de treinamento estão tornando a experiência cada vez mais real, auxiliando professores, médicos e pacientes”, pontua.

Dentre as aplicações da tecnologia na área médica apontadas por Marcel estão os vídeos em 360 graus nos quais os alunos podem acompanhar um procedimento em tempo real; as impressoras 3D que podem imprimir órgãos a partir de exames para auxiliar na precisão do diagnóstico ou até na criação futura de órgãos artificiais e simuladores de realidade virtual e a realidade aumentada, ferramentas que podem fazer parte especialmente de aulas em graduação ou especializações.

Neste sentido o curso de Medicina da Unesc é um exemplo ao estar se adaptando à nova realidade. A Universidade está prestes a ampliar o Centro de Simulação Médica em um grande projeto que envolve a realidade virtual e que no futuro poderá envolver os acadêmicos de Jogos Digitais nestes desenvolvimentos na própria Instituição.

Atuação fundamental do tecnólogo em Jogos Digitais

Para que seja possível colocar tantos projetos tecnológicos em prática é necessário que haja um profissional capacitado para a criação do ambiente virtual completo com a funções e mecanismos adequados para a atuação do médico, neste caso, ou de outro profissional nas mais diferentes situações. A criação destas possibilidades, conforme a coordenadora do curso de Jogos Digitais da Unesc, Ana Cláudia Garcia Barbosa, está entre as habilidades desenvolvidas ao longo da graduação. “Os ensinamentos vão além da construção de jogos em si ou filmes, por exemplo. A utilização dos conhecimentos das disciplinas ultrapassa os limites do que imaginamos hoje. Eles podem ser aplicados em situações que ainda nem fazem parte da nossa realidade”, acrescenta.

De acordo com a coordenadora, a procura pelo curso é crescente e tende a aumentar cada vez mais. “Isto porque, além da atuação em diferentes áreas, como a da saúde, a própria indústria criativa, do entretenimento, foi uma das que mais cresceram nos últimos anos e esse crescimento está se ampliando pelo país”, pontua otimista.

Matrículas abertas

Quem se interessa pelo universo da tecnologia e tem interesse em contribuir com a evolução de processos e experiências utilizando a realidade virtual pode encontrar no curso de Jogos Digitais o melhor lugar para formação técnica. As matrículas para ingresso na graduação já no primeiro semestre de 2021 estão abertas. Além de garantir a vaga é possível ainda concorrer a descontos e bolsas de estudo.

Mais informações sobre a matriz curricular, o investimento, a estrutura do curso e outros detalhes podem ser obtidas por meio dos telefones (48) 3431-4500 ou (48) 99915-0433 ou na página http://matriculas.unesc.net/jogos-digitais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui