O estudante de Balneário Gaivota, Gabriel Raupp Pimentel, criou um aplicativo para auxiliar o produtor de mel, através do celular, sem precisar verificar a produção da colmeia
Balneário Gaivota
O estudante gaivotense, Gabriel Raupp Pimentel, que concluiu o curso de Técnico de Informática para Internet, do IFC, o Instituto Federal Catarinense, Polo de Sombrio, foi selecionado pelo MEC, o Ministério da Educação, entre outros 7 estudantes catarinenses para participar da 4ª SNEPT, a Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica. Com o tema Inovação e Sustentabilidade, o evento foi realizado no estádio Mané Garrincha, no mês de novembro 2024 e oportunizou aos alunos selecionados, para mostrarem seus trabalhos de tecnologia e inovação.
Aplicativo para apicultura
Gabriel apresentou no #SNAPT o seu trabalho sobre tecnologia na Apicultura. Ele produziu um aplicativo para celular (APP), onde o apicultor pode acompanhar a produção da colmeia, sem necessitar verificar in loco a produção de mel. O APP chamou a atenção do MEC, que o selecionou para a mostra nacional. Neste ano, foram selecionadas 56 instituições de educação profissional e tecnológica espalhadas pelo Brasil, incluindo as redes federal, estadual e privada, além dos serviços nacionais de aprendizagem (Senai, Senac e Sest/Senat). O evento gratuito foi uma realização do MEC, por meio da Setec, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica.
Na Universidade
Gabriel Raupp Pimentel concluiu o ensino técnico e foi selecionado para participar do curso de Engenharia de Computação da Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina, UNESC. É filho do diretor de projetos e fiscalização da Prefeitura de Balneário Gaivota, Gerson Pimentel e da Pedagoga da Escola Alda Vargas de Sombrio, professora Patrícia Raupp Pimentel. “Para nós é emocionante ver nosso filho, estudante de escola pública, apresentando um projeto que tem a ver com a nossa região e agora cursando o ensino superior”, destaca o pai.