Araranguá promove atividades de conscientização ambiental

Publicidade

O Samae, Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto, é um dos parceiros da Prefeitura de Araranguá na realização da programação alusiva à Semana Nacional do Meio Ambiente. Em nível municipal, a programação será celebrada entre hoje, dia 1º, e sábado, dia 5, que é o “Dia Mundial do Meio Ambiente”. O evento, cujo tema de 2021 é “Vamos Juntos Preservar o que é nosso”, é promovido pela Fama, a Fundação Ambiental do Município de Araranguá, com apoio do Samae e do Governo Municipal, por meio das secretarias de Educação Esporte e Cultura; Assistência Social e Habitação e Departamento de Turismo, além da participação da ONG Educamar e Unesc.

Ao comentar a atividade, o diretor geral do Samae, Jairo do Canto Costa, o Jairinho, destaca que, entre as principais atribuições da entidade, estão a operação e zelo pela infraestrutura, operacionalização do sistema de saneamento, preservação das fontes de água natural, que viabilizam o fornecimento desse líquido amilhares de consumidores e tratamento do esgotamento sanitário.

Ele lembra, que, neste ano, em decorrência dos limites de convivência impostos pela pandemia da Covid-19, não será possível, durante à Semana do Meio Ambiente, ministrar palestras presenciais para a população, sobretudo estudantes. “Em compensação, o Samae preparou outras ações de conscientização. Um material virtual foi criteriosamente elaborado para atender os alunos via Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esportes”, disse.

Publicidade

Jairinho refere-se aos vídeos, por meio dos quais a química, Fernanda Fernandes concede uma série de orientações a população e também explica sobre o funcionamento das ETEs, Estações de Tratamento de Esgoto. Trabalho semelhante foi feito pelo operador da ETA, Estação de Tratamento de Água, Gilvanir Trento Tristão, Gil. Ambos os vídeos tiveram produção da coordenadora do Programa Samae na Escola, pedagoga Paula Rezena Damiani.

Outra atividade paralela desenvolvida pela autarquia, em parceria com a Vigilância Sanitária, é a intensificação quanto a conscientização dos domicílios providenciaram as ligações nas redes de saneamento do Samae.

Jairo Costa também pondera que, periodicamente são feitas campanhas advertindo quanto aos cuidados antes de consumir água proveniente dos poços tubulares, também conhecidos como poços artesianos ou água de ponteira. Segundo o diretor do Samae, os poços artesianos podem conter água contaminada e causar doenças na população.

Samae na Praça

No sábado, entre 9 e 13 horas, na Praça Hercílio Luz, está previsto o encerramento da Semana do Meio Ambiente. A programação inclui atividades artísticas, culturais e ambientais visando conscientizar e integrar a população.

O Samae vai instalar um estande no local, distribuindo copinhos de água, além de folders contendo informações importantes sobre água, saneamento, preservação do Meio Ambiente e divulgações sobre os serviços prestados pela autarquia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui