Um encontro foi organizado pela Aciva e ocorreu de forma remota devido a problemas na BR-101, já que inicialmente a reunião aconteceria em Florianópolis.
Nesta terça-feira, dia 16, o vereador de Araranguá, Jair Anastácio, participou de uma reunião com o reitor da UFSC, a Universidade Federal de Santa Catarina, Irineu de Souza, e outras autoridades, para discutir o andamento e conclusão da construção do prédio do curso de Medicina da UFSC no município.
O encontro foi organizado pela Aciva, a Associação Empresarial de Araranguá e do Extremo Sul Catarinense, sob a liderança do presidente Édio Kunhasky. O encontro ocorreu de forma remota devido a problemas na BR-101, já que inicialmente a reunião aconteceria em Florianópolis.
O curso de Medicina da UFSC em Araranguá existe há mais de 10 anos e a sua melhor estruturação fortalecerá o sistema de saúde e a estrutura do curso na região. Durante a reunião, foram discutidos diversos aspectos relacionados à conclusão das obras, o principal, a busca por recursos estaduais e federais para a conclusão, que está orçada em R$ 20 milhões.
O vereador Jair Anastácio expressou seu compromisso em apoiar e intermediar as demandas necessárias para garantir que o processo ocorra de forma ágil. “A Universidade Federal possui papel fundamental e por isso sempre que surgem demandas da instituição procuramos estar juntos na busca de soluções”, afirmou”.
O presidente da Aciva, Édio Kunhasky Júnior, propôs a realização de uma audiência pública, chamando toda a representação política do estado, para debater os investimentos. “O objetivo da reunião é reunir as principais lideranças políticas da nossa região e do Estado para discutir o andamento dessa obra e ver como a gente pode viabilizar a conclusão dela. E com essa soma realmente viabilizar o curso de Medicina, que ele é tão importante, e como também fortalecer a UFSC aqui na nossa região”, disse o presidente. A audiência pública ficou marcada para o dia 10 de maio, às 14 horas, na sede da Aciva.