Araranguá: Vereador quer que Farol do Morro dos Conventos seja declarado patrimônio histórico, artístico e cultural do município

Publicidade

 

Um projeto de lei de autoria do vereador em exercício, Evandro Santana (PODE), chamou a atenção durante a sessão desta quarta, 20, na Câmara Municipal. A proposta que estava na ordem do dia declara patrimônio histórico, artístico e cultural do Município de Araranguá, o Farol do Morro dos Conventos.

Apesar de aprovado, segundo o autor do projeto, o curioso é que este importante equipamento histórico e turístico não tinha sido tombado ainda. “O Farol de Araranguá é um ponto turístico de beleza singular. Sinaliza aos pescadores e navegadores, a costa da região do Morro dos Conventos. Foi construído por Belmiro Demétrio Perraro em meados de 1953 e desde então esteve presente na história do município”, declarou.

Sob a responsabilidade da Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos de Laguna, o farol possui coordenadas geográficas de uma latitude de 28º 59”, 07s e longitude de 049º21’,75W, além de um alcance geográfico de 22 milhas náuticas, alcance luminoso de 25 milhas náuticas, intensidade luminosa de 29.000 candelas, altura de 11 metros e altitude de 85 metros.

“O Farol do Morro dos Conventos é um dos pontos turísticos mais procurados em nossa cidade e para quem lá chega desfruta da vista dos mirantes que facilitam observar o encontro do Rio Araranguá com o mar, é possível também observar a visita das baleias francas e dos botos – animais símbolos do Município de Araranguá que costumam aparecer em período de temporada”, acrescentou Evandro.

Ao ser tombado como patrimônio de Araranguá, caberá ao município cuidar da manutenção e preservação do Farol do Morro dos Conventos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui