Prefeitura vai realizar o total de 183 castrações em animais de rua neste ano. Neste primeiro mutirão a previsão é de que em torno de 32 animais se rua sejam castrados na sexta-feira
Arroio do Silva
O município de Balneário Arroio do Silva recebe nesta semana o Castrabus. O automóvel que realiza ação itinerante de castração estará na cidade na sexta-feira, dia 26, e vai estacionar no Salão da Igreja. A prefeitura, por meio de licitação, contratou o serviço e deve realizar 183 castrações de animais de rua durante o ano. Neste primeiro mutirão a previsão é de que em torno de 32 animais se rua sejam castrados.
O mutirão está sendo realizado pela prefeitura por meio do departamento de meio ambiente e com a organização da Associação Bicho Feliz, que é parceira do município e trabalha voluntariamente em prol da causa animal. A associação, inclusive, está realizando o levantamento e o cadastro dos animais que serão castrados. Além dos animais de rua, algumas castrações sociais já cadastradas serão realizadas. “Agora vamos dar prioridade para os animais de rua que é um dos problemas no município”, registra a diretora de meio ambiente, Agda Felisberto.
Este é o primeiro mutirão realizado no ano. Outros nove já estão programados. Têm direito a castração gratuita os animais de rua e tutores de baixa renda e que recebem o bolsa família. Para isso, é necessário realizar um cadastro no departamento de meio ambiente para ser incluído na fila de castração.
Além das castrações dos animais de rua, que são prioridade, está prevista também a realização de mutirão social ao longo do ano. Ou seja, conforme a demanda e organização, poderão ser realizadas, também, castrações com um valor acessível em animais que possuam tutores. Tutores que tenham interesse em castrar seu animal (cão ou gato), podem entrar em contato com a Carla, da Associação Bicho Feliz, pelo telefone (48) 99613 6635.
Em virtude da pandemia, todos os protocolos sanitários serão seguidos durante a ação. Inclusive, as castrações serão agendadas para evitar a aglomeração. Mais informações no departamento de meio ambiente por meio do telefone 3526 0350.