Vídeo da âncora da Globo Renata Lo Prete anuncia que a candidatura de Lula à Presidência da República foi impugnada pelo TSE em 2022.
Terminando a segunda semana de campanha eleitoral, estamos quase chegando ao meio do caminho para a corrida eleitoral para o primeiro turno. Nesta semana, algumas candidaturas (como a de Roberto Jefferson) foram impugnadas. No meio disso, um vídeo tem chamado atenção em redes sociais.
Nas imagens, a apresentadora do Jornal da Globo (TV Globo) Renata Lo Prete anuncia que o TSE rejeitou o registro de candidatura de Lula à Presidência da República. O vídeo teria aparecido em um plantão da emissora em 2022. Leia a transcrição da filmagem que circula por aí:
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) formou maioria para rejeitar o registro da candidatura de Lula à Presidência da República. Acaba de votar o ministro Admar Gonzaga. Com o voto dele contra o registro da candidatura do ex-presidente, a maioria do TSE votou a favor de excluir Lula das eleições deste ano. Admar acompanhou o relator, Luís Roberto Barroso, e o placar está em 4 a 1 no TSE para rejeitar o registro. Ainda faltam os votos de Tarcísio Vieira e da presidente do TSE Rosa Weber. Pelo voto da maioria, Lula não poderá participar da campanha e ficará fora da propaganda de rádio e TV. Não terá o nome na urna. O PT terá dez dias para substituir o candidato e até lá não terá espaço na propaganda eleitoral gratuita.
Vale apontar que em 2022, os registros de candidatura ainda estão sendo julgados. O de Lula ainda não foi apreciado pelo TSE, mas o parecer da Procuradoria-Geral Eleitoral é que o registro seja aceito.
Resumindo: é falsa a informação que aponta que o registro de candidatura de Lula foi impugnado pelo TSE. O vídeo da Globo com a apresentação de Renata Lo Prete é de 2018 e nada tem a ver com as eleições atuais.