Bombeiros resgatam homem em mata na Serra da Rocinha

Publicidade

Um homem foi resgatado após se perder na Serra da Rocinha, em Timbé do Sul, na manhã chuvosa desta terça-feira, dia 21. O Corpo de Bombeiros foi acionado pouco antes das 9h30min pela Polícia Militar de Turvo, que teria repassado informações sobre a vítima.

O homem teria se perdido enquanto fazia uma trilha na mata. Durante as buscas, a vítima passou sua localização para os bombeiros, que encontraram o homem, de 43 anos, em perfeito estado físico e mental. Os socorristas tiveram que percorrer aproximadamente 1.400 metros de descida dentro e fora da trilha, durante três horas de ação.

Publicidade

A vítima pratica trekking e relatou que iniciou sua trajetória no dia 12 deste mês no município de Torres (RS) e tinha o objetivo de chegar a Urubici, quando se perdeu.

A vítima foi resgatada pela guarnição de serviço de Turvo, composta pelo soldado Cleberson, BCP Jardel e BC Cidade, e pelo soldado BM Panatta

O resgate foi feito pela guarnição de serviço do Corpo de Bombeiros de Turvo, composta pelo soldado Cleberson, BCP Jardel e BC Cidade, e pelo soldado BM Panatta, que mesmo de férias, se prontificou a auxiliar na ocorrência. Panatta é natural de Timbé do Sul e também praticante de trekking, sua participação foi fundamental para a rápida localização do esportista.

Panatta faz parte da Força Tarefa do Corpo de Bombeiros da região e contou que gosta muito de trabalhar com busca e resgate. “A parte de busca terrestre é uma área que eu tenho bastante afinidade, eu estava em Timbé e me prontifiquei para atuar no resgate, separei algum material particular e fiquei esperando a guarnição, como já tinha a localização dele, já estava com o plano de ação montado”, contou o soldado, que também alertou para o perigo da prática de trilha, sem acompanhamento de um guia.

“Foi muito satisfatório este resgate, porque além a vítima estar tranquila, não ter nenhum sinal de hipotermia, não teve nenhuma lesão. É uma situação que pode acontecer com as pessoas, mas como a vítima é experiente, acionou o socorro rápido e ficou parada em um local fixo, não dificultando o resgate. Eu gosto do esporte (trekking) e fiquei muito feliz com este resgate bem-sucedido. É importante também salientar, que nós temos muitas trilhas na região e diversos guias capacitados, se a pessoa não tiver experiência e quiser fazer a trilha, deve contratar um guia capacitado”, asseverou o militar.

O capitão Ricardo Cavaler Bianchi, era o oficial de Dia do 4º Batalhão de Bombeiros Militar no dia da ocorrência, ele falou da complexidade da ocorrência e elogiou a ação da equipe de bombeiros de serviço no dia e do soldado Panatta.

Soldado Panatta, logo após o resgate, ainda na Serra da Rocinha e feliz com o sucesso da missão. Ele estava de férias no dia

“Foi uma ocorrência naturalmente complexa, sobretudo pelas condições climáticas do dia. Por sorte e graças ao empenho e destreza de nossa guarnição, a situação foi rapidamente resolvida e a vítima localizada. Cabe aqui o devido reconhecimento ao trabalho dos colegas que realizaram as buscas, pois conhecem a região e são devidamente capacitados para esse tipo de ocorrência, por isso a rápida e exitosa resposta. Ainda, destaco a participação do soldado Pablo Panatta Maffioletti, que também conhece muito bem a região e, mesmo de férias, integrou voluntariamente a equipe e ajudou nas buscas”, finalizou o oficial.

Vítima agradece bombeiros

O esportista enviou uma mensagem de agradecimento ao Corpo de Bombeiros de Turvo.

“Boa tarde meus amigos. Quero agradecer ao Pablo e aos demais bombeiros pelo excepcional trabalho que fazem. Estou bem. Na descida da serra velha estava muito fechada de Taquara e muitas árvores caídas. Fui desviar por cima de uma árvore com vários bambus e cai 3m abaixo, a mochila foi amortecendo nos bambus. A chuva estava muito forte. Tentei por mais de 1 hora reencontrar a trilha e não consegui, entrei num bambuzal muito difícil por dentro da grota. Parei, avaliei a situação, fiquei com medo de poder me machucar e piorar a situação, e achei prudente então chamar o resgate. Nunca pensei que um dia tomaria essa decisão. Já estava a 10 dias percorrendo toda a extensão da serra geral. Mas felizmente acabou tudo bem”, declarou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui