O Departamento de Educação Infantil (DEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) promoveu, nesta sexta-feira (3), uma capacitação de Primeiros Socorros voltada às professoras dos Centros de Educação Infantil (CEIs) da instituição. A palestra trouxe orientações práticas e seguras que fazem diferença em situações de emergência.
Segundo a presidente de honra da Afasc, Gisele Bolan, a rotina nos CEIs exige atenção constante, cuidado e preparo. “Investir na formação das nossas professoras é investir na segurança e no bem-estar das crianças. Momentos como este fortalecem o conhecimento das equipes e proporcionam mais confiança para agir com responsabilidade diante de qualquer situação que possa surgir”, afirmou.
Além da presidente de honra, a diretora executiva da Afasc, Gheniffer Dutra, a coordenadora administrativa do DEI, Sabrina Lummertz, e o fisioterapeuta do DEI, Diego Damiani, também estiveram presentes no momento de formação. Realizada desde 2017, neste ano, a palestra foi ministrada pelo 3º sargento do Corpo de Bombeiros Militar de Criciúma, Luiz Henrique Pereira da Silva.
De acordo com o sargento, conhecer os procedimentos corretos de primeiros socorros pode fazer toda a diferença até a chegada do atendimento especializado. “Em uma situação de emergência, agir com rapidez e confiança pode salvar vidas. Por isso, é fundamental que profissionais que atuam diretamente com crianças estejam preparados para identificar os riscos e prestar o primeiro atendimento de forma segura e adequada”, destacou.
A capacitação integra as ações de formação continuada desenvolvidas pelo DEI da Afasc, dando continuidade ao processo iniciado em abril com a formação de “Gestão em Crise”, voltada às diretoras dos CEIs e com foco no acionamento dos serviços de emergência. Além de contribuir para a qualificação profissional, encontros como este reforçam o compromisso da instituição com o cuidado e a segurança das crianças atendidas diariamente.










