Ação acontecerá também no próximo dia 10 para crianças e adolescentes atendidos pela instituição.
Nesta quarta-feira (3), a Casa da Infância, instituição que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade do bairro Fábio Silva, em Criciúma, recebeu a primeira oficina de xilogravura ministrada pela artista plástica Viviane Rocha.
Em quatro aulas, os alunos assistidos pela instituição puderam expressar sua criatividade por meio da técnica. Depois de uma explicação sobre como funciona o processo da xilogravura, os pequenos puderam criar as próprias obras.
Geralmente, as matrizes para impressão são criadas com madeira, utilizando ferramentas de corte para entalhar a superfície, chamadas goivas. “Nesse caso, já que a oficina foi ministrada para crianças e pessoas com deficiência, utilizamos isopor e ferramentas não cortantes para fazer os entalhes”, destaca a artista.
Depois de pensar no que seria retratado na obra e realizar o entalhe da matriz, a peça recebe tinta e é utilizada para imprimir em uma folha de papel. Assim, os desenhos tomam forma.
Conforme a presidente e responsável pelo departamento pedagógico da Casa da Infância, Bianca Bez Batti Dias, essas oficinas são muito importantes para os assistidos pela instituição. “Por meio de atividades lúdicas e diversificadas, além da criança aprender a parte técnica, também desenvolve competências comportamentais, o trabalho em equipe, o respeito, melhoram a autoestima, a convivência, são diversos os benefícios”, afirma. “Nosso objetivo maior é fazer com que eles se sintam participantes de uma comunidade, seja dentro da instituição, um núcleo familiar, um bairro, uma cidade. Oficinas como essa ajudam a desenvolver essas competências”, conclui a presidente.
Mais oficinas
Além deste, mais um dia de oficina será realizado na instituição, no próximo dia 10. Uma edição aberta ao público também será realizada, com data e local ainda a serem divulgados. “Tivemos a procura de diversas pessoas interessadas em participar, por isso estamos organizando mais essa ação também” destaca Viviane.
Essas ações estão previstas no projeto “De Bará à Oxalá: Xilogravando os Orixás do Batuque”, selecionado por meio do Edital Cultura Criciúma N° 001/2023 – Lei Completamente Nº 195/2022 (Lei Paulo Gustavo), através do município de Criciúma.
Por meio da xilogravura, a artista irá retratar os orixás cultuados no Batuque, tradição religiosa afro-brasileira do Rio Grande do Sul. Serão realizadas exposições em espaços públicos da cidade de uma série de obras da artista, além dos cadernos, desenhos, esboços, telas e matrizes de xilogravura. As oficinas integram o calendário de atividades do projeto.
Sobre a artista
Viviane Rocha nasceu em Mato Grosso e vive em Santa Catarina desde 2016. Iniciou a vida artística na fotografia e atuou na ONG Instituto Usina, em Cuiabá, realizando exposições e projetos de atuação regional. Em Santa Catarina, atuou no Portal Catarinas e no projeto “Artes de pesca: saberes e fazeres dos pescadores tradicionais da Costeira do Pirajubaé”, da Fundação Catarinense de Cultura. Atua como professora de Literatura e Língua Portuguesa e produz xilogravuras para expressão própria. É filha de Ogum pela Nação Cabinda, uma das vertentes do Batuque do Rio Grande do Sul.