Casa do Agricultor reúne diversos serviços para o produtor do campo

A Casa do Agricultor compreende a Exatoria, Secretaria Municipal de Agricultura, Cidasc, Serviço de Inspeção Municipal, Coopersol e Abaesc

Em Santa Rosa do Sul, entidades governamentais e não-governamentais estão reunidas num único ambiente, na Casa do Agricultor, para facilitar o acesso por parte de produtores rurais

Santa Rosa do Sul

Com equipe renovada e foco no ágil atendimento às necessidades diretas de quem trabalha no campo, a Casa do Agricultor de Santa Rosa do Sul passa a reunir praticamente todos os serviços oferecidos aos produtores do município. Desde atividades públicas, como emissão de bloco de notas, até serviços de crédito ou de associações, a estrutura é ponto de referência aos agricultores.

Secretaria municipal, sindicato dos trabalhadores, exatoria, Cidasc, Epagri, Coopersol e Abaesc… Em Santa Rosa do Sul, produtores rurais que precisam de serviços de ordem pública ou de associações já podem encontrar todos reunidos em uma única estrutura, facilitando o atendimento e garantindo agilidade na resolução de diferentes necessidades de suas atividades. “Tivemos, recentemente, uma atualização de equipe e um foco na resolução das necessidades dos agricultores em um só lugar. Desde a busca por serviços de maquinários até questões jurídicas ou veterinárias, podem ser encontradas aqui”, explica Mariane Daminelli Duart, a diretora da Casa do Agricultor, localizada na esquina das ruas Toletino Ramos de Oliveira e Alfredo Emerim.

Segundo a diretora, a Casa do Agricultor reúne entidades representativas governamentais e não governamentais, em auxílio aos produtores no desenvolvimento sustentável de suas atividades. “Das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min, estamos à disposição para tirar quaisquer dúvidas dos agricultores, seja pessoalmente ou através do whatsapp 48 99168-2600”, informa Mariane.

A Casa do Agricultor compreende as seguintes entidades:

Exatoria: antes identificada como exatoria, a unidade conveniada da secretaria de Estado da Fazenda atende os agricultores com a emissão de blocos de notas, atualização de cadastro de produtores rurais, abertura de novas inscrições, baixa e lançamentos de notas; além da UMC para emissão e atualização do CCIR (cadastro de imóveis rurais).

Secretaria municipal: produtores rurais que precisem de serviços da frota municipal de máquinas agrícolas, podem fazer o agendamento no local; além de informações e pedidos para reparos em estradas e iluminação pública.

Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR): no local, associados ao STR contam com serviços ligados ao INSS, como aposentadorias, salário maternidade, auxílio doença; serviços jurídicos para questões previdenciárias, suporte aos agricultores associados com descontos médicos e laboratoriais.

Cidasc: conveniada do município, na Cidasc o produtor conta com emissão de GTAs (guias de trânsito animal), PTVs (permissão de trânsito vegetal), entrega de brincos bovinos, fiscalização vegetal da banana e do maracujá (cadastro E-origem) e fiscalização veterinária.

Serviço de Inspeção Municipal (SIM): em processo de ampliação, o SIM oferece serviços de inspeção que possibilitam a venda de produtos coloniais. Através de profissional veterinária, produtores contam ainda com atendimento clínico a bovinos e assistência geral aos produtores.

Epagri: emissão de DAP (declaração de aptidão ao Pronaf), execução de programas governamentais (troca de calcário e semente de milho, kit forrageiras, kit solo saudável, kit apicultura), financiamentos com subsídio do Estado (Investe Agro e FDR), análises de solo, assistência técnica e capacitações

Coopersol (Cooperativa Mista da Agricutura Familiar de Santa Rosa do Sul e Região): atendimentos na aquisição de produtos da agricultura familiar para fornecimento às escolas e espaço para venda de produtos na feira do agricultor do município.

Abaesc (Associações de Bananicultores do Extremo Sul Catarinense): aos associados, oferece serviços de certificação fitossanitária da banana, assistência técnica ao bananicultor, compras coletivas e projetos rurais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui