Chuva persiste em SC no mês de novembro, mas diminui o volume em relação a outubro

Publicidade

A previsão da Epagri/Ciram para os próximos três meses indica que em novembro a chuva será frequente em Santa Catarina, mas o volume diminui em relação a outubro. Em dezembro e janeiro a chuva ocorre de forma mais irregular, como é característica de verão. O trimestre também será menos favorável aos ciclones extratropicais no litoral Sul do Brasil.

No mês de novembro a média mensal de chuva deve variar de 130 a 180mm no Estado – em outubro, somente na primeira quinzena os totais ficaram acima de 300mm em boa parte das localidades do Meio Oeste ao Litoral. Em dezembro, a segunda quinzena é mais chuvosa em relação à primeira e a chuva se concentra especialmente no período da tarde e noite, em forma de pancadas passageiras típicas de verão. A média mensal em dezembro e janeiro varia de 140 a 200mm no Estado.

El Niño com intensidade forte

Publicidade

Para os próximos meses a previsão é de El Niño com intensidade forte, atingindo o pico máximo entre o fim da primavera e o verão, mas o fenômeno persiste durante todo o verão de 2023/2024.  De acordo com a meteorologista Marilene de Lima, o El Niño de intensidade forte aumenta o risco de eventos extremos com chuva forte e totais elevados em curto intervalo de tempo, temporais com raios, granizo e ventania.

Temperatura

A meteorologista Gilsânia Cruz prevê que o trimestre será quente, com temperatura próxima a acima da média climatológica em Santa Catarina. “Em novembro a temperatura sobe pouco devido aos dias mais nublados e à chuva frequente, e ainda pode ocorrer um ou outro episódio de frio, com temperatura próxima de 0°C e formação de geada nas áreas altas do Planalto Sul. Já para os meses de dezembro e janeiro a previsão é de temperaturas mais altas, com dias consecutivos acima de 30ºC”, afirma ela.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui