Chuvas torrenciais provocam transtornos em municípios da região

Em Balneário Gaivota, mar invadiu avenidas e algumas casas ficaram alagadas. Em Sombrio, pelo menos uma residência foi invadida pela água, e moradores tiveram que sair de casa. Em Araranguá, chuva invadiu ruas, casas e carros. Em Santa Rosa do Sul, uma escola foi danificada 

Região

As chuvas torrenciais que caíram nesta quarta-feira, dia 9, causaram transtornos na região da Amesc, entre eles, em muitos alagamentos. Conforme vídeos registrados por moradores, em Balneário Gaivota, por exemplo, o mar invadiu as avenidas mais próximas da areia, impedindo o trânsito de moradores. Uma residência do município ficou alagada e o Corpo de Bombeiros foi acionado para retirar um idoso que estava acamado. Na localidade de Praia Gaivota, os bombeiros resgataram quatro pessoas de duas casas, que foram invadidas pela enxurrada.

De acordo com boletim do Corpo de Bombeiros, Sombrio registrou um caso de aquaplanagem na BR 101, onde quatro carros ficaram danificados. A concessionária do trecho prestou atendimento aos envolvidos. Pelo menos uma residência foi invadida pela água e deixada pelos moradores ainda antes da chegada do socorro.

Na área central de Sombrio, na rua Caetano Lummertz, um ponto de alagamento foi registrado, com água invadindo o estacionamento subterrâneo de um supermercado. Muitos bairros tiveram transtornos nas ruas. No bairro São Luiz, uma tecelagem perdeu materiais e precisou parar a produção ao ser invadida pela água da chuva

O gerente de engenharia da Prefeitura de Sombrio, Renato Bristot, comentou em um vídeo sobre os alagamentos na cidade, explicando que os canais de escoamento também alagaram, motivo que levou ao acúmulo de água nas ruas. “Todo o setor de Obras, Samae, Bombeiros e Defesa Civil estão trabalhando para resolver o quanto antes este problema”, disse.

Em Araranguá, a chuva abriu um rombo em uma rua no bairro Jardim Cibele, formando uma verdadeira cascata sobre o calçamento. A rodovia Jorge Lacerda, foi tomada pela água e em alguns pontos carros trafegaram com a água acima da altura do pneu.

Em Santa Rosa do Sul, um desmoronamento atingiu parte da Escola do Jaguarari, que foi inundada pela água.

A Defesa Civil manteve o alerta para riscos de deslizamentos, classificando-o como muito alto em Sombrio, Araranguá e Balneário Gaivota, e como alto em Maracajá. Em um boletim de monitoramento, o órgão listou os índices de precipitação nas últimas 24 horas. Em Sombrio, foram 148 mm, enquanto Araranguá registrou 132 mm e Balneário Gaivota, 153mm.

A previsão do tempo aponta que a chuva deve permanecer nesta quinta-feira, dia 10, com risco de temporais isolados. O tempo deve melhorar na sexta-feira, dia 11, com a chegada de uma massa de ar frio de origem polar.

 

Santa Rosa do Sul
Sombrio
Sombrio
Santa Rosa do Sul
Araranguá
Balneário Gaivota
Araranguá
Sombrio
Sombrio

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui