Muitas vezes você olha para uma pessoa adulta e se dá conta que ela está tendo um comportamento extremamente infantil, como se fosse uma criança atuando aquele momento. É como houvesse um “sequestro” da personalidade daquele adulto, e quem assume a responsabilidade é uma criança mimada, birrenta e que está precisando de atenção. Quantos relacionamentos você vê em que as pessoas se comportam como verdadeiras crianças?
O que acontece é que toda vez que a pessoa passa por uma situação marcante ou traumática, ou por um conjunto de situações (porque não são somente traumas, mas também marcas de situações que fazem com que as marcas sejam profundas), ela vai ficar “congelada”. Isso é uma consequência daquilo que aconteceu.
Todas as vezes que algo marca profundamente uma pessoa, ela fica “congelada” naquela fase. Toda vez que acontece alguma coisa que é parecido com aquilo, o cérebro reptiliano entende que é parecido com aquela circunstância e liga o sinal de alerta. Nesse momento ele se defende, ataca e faz o que pode. E a pessoa age como se fosse uma criança, porque foi nessa época que houve o congelamento. É por isso que ele não age racionalmente, mas sim como uma criança revoltada
Então quando o cérebro reptiliano se ativa,a reação dele é baseada na data, na época do congelamento. Se você passou por uma situação aos 5 anos de idade a sua reaçãovai acontecer como se tivesse aquela idade na época do congelamento.
Quantos congelamentos emocionais você já teve?
Em que isso te afeta?
Analise-se para depois analisar os outros.
O que você tem que é preciso descongelar?