A equipe da instituição Educamar atendeu nessa manhã de quinta-feira, dia 23, um encalhe de uma baleia da espécie Jubarte. O animal foi encontrado pela equipe de monitoramento por volta das 9 horas, na orla do município do Morro dos Conventos, em Araranguá.
“Trata-se de uma Baleia Jubarte (megaptera novaeangliae), macho, de aproximadamente 12metros. O animal arribado na orla, possuía petrechos de pesca em sua nadadeira caudal. O que pode ter contribuído para causa da morte”, explicou Suelen Santos, presidente e coordenadora de pesquisas da Educamar.
“Essa espécie é comumente avistada em todo litoral catarinense. Diferentemente das Baleias Francas, as Baleias Jubartes nadam mais distante da costa, possibilitando mais ocasionalmente incidentes com embarcações e petrechos de pesca”, disse Suelen.
A equipe da instituição Educamar é treinada para desenredamento de grandes cetáceos. Caso ocorram incidentes e emallhes é importante que sejam acionados para que possam auxiliar no desenredamento do animal. Essa prática não pode ser realizada por pessoas desabilitadas.
A instituição é licenciada pelo ICMBio e Ibama para pesquisa, monitoramento e resgate de fauna marinha no trecho Sul de Santa Catarina entre Araranguá a Passo de Torres.
Foto: Divulgação WhatsApp