O volume de encomendas de trailers e motorhomes no país cresceu durante a
pandemia. A percepção é dos próprios fabricantes, que notaram aumento de até
100% na procura no ano passado em comparação a 2019. Opção de moradia,
turismo e lazer, o veículo está cada vez mais caro, principalmente por causa do
dólar alto. Há modelos por R$ 435 mil.
Uma das explicações para o aumento na procura por essas casas móveis é a
dificuldade de sair do país na pandemia de covid-19, com o fechamento de
fronteiras e a suspensão de viagens aéreas.
Está caro viajar para fora
Também o custo de viagens internacionais influenciou “As pessoas começaram a
buscar destinos nacionais em função da alta do dólar”, diz Marcos Pinto,
presidente da Anfatre (Associação Nacional dos Fabricantes de Trailers,
Reboques e Engates) e dono de um fábrica de trailers em Itu (SP).
As restrições de funcionamento de hotéis são outro motivo para o aquecimento
do setor, na avaliação de Walquíria Virgílio, diretora-administrativa da fabricante
de motorhomes Globe Customs, de Uberlândia (MG).
Com receio da covid-19, muitos hóspedes preferiram não se arriscar e manter
distância de outras pessoas, não se hospedando em hotéis. A ideia da casa
móvel supre essa necessidade de hospedagem.
Há ainda pessoas que buscam motorhomes para realizar um sonho. “A pandemia
fez as pessoas repensarem a própria vida, de ter liberdade, de viajar. Muitos
resolveram realizar imediatamente aquele sonho que estava pendente, não
queiram deixar passar o tempo”, declara Walquíria.
Aumento nas vendas de motorhome
Na Globe Custons a procura dobrou – de uma média de 15 para 30 veículos, na
comparação de 2019 para 2020. Em 2021, as encomendas devem superar o
registrado no ano passado. Para atender a demanda, foram contratados 35 novos
funcionários, a maior parte para atuar na linha de frente da produção.
As vendas em alta fizeram uma empresa especializada em trailers também entrar
no outro segmento. Com sede em Campo Alegre (SC), a Apolo Trailer produziu
apenas um motorhome em 2020, mas neste ano já foram encomendadas 14
unidades. “O mercado está bem aquecido mundialmente.
Esperamos que caminhe na mesma direção de sucesso dos trailers”, afirma o proprietário da empresa, Alisson Paulo Ramos.
Na Estrella-Mobil, de Santa Bárbara (SP), foram negociados 50% a mais de
motorhomes no ano passado em comparação a 2019 – pulou de 10 para 15
veículos. Na Adventure Travel, de Chapecó (SC) a elevação foi de 100% – de três
para seis veículos entregues. “Tenho carro para entregar em março do ano que
vem (2022)”, declara o sócio-proprietário Paulo Raupp. Na Noeh Motorhome a
procura triplicou, porém os números não foram repassados.
Trailers também vendem mais
Além de ver um aumento na procura por motorhomes, a empresa também
vendeu mais trailers. Os motorhomes são integrados à cabine do carro. Os
trailers são rebocados. No ano passado houve uma elevação de 60% nas
encomendas de trailers em relação a 2019: passou de 50 para 80 unidades.
Neste ano, a Apolo espera produzir 100 trailers.
O setor de trailers atende um público mais jovem, diz Marcos PInto. “O casal que
tem filhos pequenos tem perfil de comprar trailer, metade do valor de um
motorhome. O trailer não dá manutenção, praticamente. É melhor para quem não
pode viajar o tempo todo. Já o cliente do motorhome é mais velho e viaja
frequentemente. E paga IPVA.”, afirma Pinto.
Dólar alto deixou veículos mais caros
A alta do dólar deixou o valor desses veículos mais salgado. Algumas peças são
importadas, como aquecedor de água, baterias e até o vaso sanitário. Na Globe
Customs o preço médio para a customização de um motorhome saltou da casa
dos R$ 110 mil para R$ 178 mil.
A diretora-administrativa da empresa explica que, além da oscilação cambial,
alguns itens passaram a faltar no mercado, como alumínio, inox e
eletrodomésticos.
O preço do frete para trazer os insumos ao país também cresceu. “Antes vinham
quatro navios com material por mês de Nova York aos portos brasileiros. Agora
são dois. O frete internacional dobrou de preço”, diz Marcos Pinto.
Na empresa, os preços dos trailers foram reajustados. Em abril de 2019, o
modelo mais caro estava R$ 359 mil, sem acessórios. Já em outubro de 2020, o
mesmo modelo custava R$ 435 mil, aumento de 21%.(Fonte: UOL )