Após dois anos sem atividades presenciais, apenas com tarefas remotas, em casa, devido à pandemia do novo coronavírus, já vacinadas, as crianças e adolescentes voltaram a participar das oficinas presenciais na sede do SCFV, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, de Meleiro.
No local eles foram recebidos pela nova diretora do Departamento de Desenvolvimento Social do CRAS, Luciana Daniel da Silva, que é formada em Pedagogia, com pós-graduação em Psicopedagogia, atuando há 31 anos no Magistério de Meleiro, Morro Grande e Nova Veneza.
“Agradeço ao prefeito Eder Mattos e a secretária Elixsandra Mota pela oportunidade, vai ser um novo desafio na minha carreira e pretendo dar o meu melhor, junto aos colegas, oficineiros e servidores, em prol das crianças e suas famílias”, afirmou. As atividades neste retorno presencial contam com aulas de artesanato e dança, nas segundas-feiras, capoeira e teatro nas terças e quintas-feiras. Nas sextas-feiras, a diretora estará realizando trabalho externo, visitando alunos e seus familiares.
O SCFV de Meleiro atende mais de 80 crianças de 6 anos a 14 anos, 11 meses e 29 dias. No local também é ofertado o atendimento de psicóloga e assistente social para apoio integral às famílias envolvidas. O professor de Capoeira, José Paulo Nolla, do Grupo Capoeira Armada Brasil, também estava motivado com a volta das atividades presenciais. “Até chegamos a dar aulas remotas, mas nada como estar com os alunos, poder passar o conhecimento próximo a eles. Pretendo fazer um trabalho que vai além da socialização e torne os participantes melhores em tudo. Já estamos nos preparando para mostrar a capoeira na VI Agrimeleiro”, revelou.
Panelas a todo vapor
A cozinheira Terezinha Martins Pagnam Claro, já estava com saudades de preparar o almoço e merenda para as crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. “Eu adoro cozinhar e ficar dois anos longe do convívio das crianças foi muito difícil, mas agora, graças a Deus e a vacina, estamos reativando as panelas e garantindo a merenda para eles”, disse.
O que é?
O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do PAIF, o Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias, e do PAEFI, o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos.