O curso de graduação em Medicina do Campus de Araranguá da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi avaliado como o melhor do estado de Santa Catarina, de acordo com os Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2023, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta sexta-feira, 11 de abril, em Brasília (DF).
Mesmo tendo formado apenas uma turma até o momento, o curso já alcança o posto de melhor do estado, com desempenho de alta qualidade em diversos critérios de avaliação do Ministério da Educação (MEC).
A coordenadora do curso, professora Ritele Hernandez da Silva, comemorou a conquista e destacou o trabalho coletivo por trás do reconhecimento. “Recebemos essa notícia com grande felicidade. Esse resultado valoriza o esforço de todos os que contribuíram desde a implantação do curso”, afirmou. Ela fez questão de agradecer o apoio das prefeituras da região, em especial Araranguá, Balneário Arroio do Silva e Sombrio; das entidades da sociedade civil organizada, como a ACIVA; e da administração do Hospital Regional de Araranguá.
A professora também ressaltou a importância dos servidores técnico-administrativos e docentes que acompanham o curso desde sua criação, e o papel dos formandos da primeira turma, cujo desempenho no ENADE 2023 foi um dos critérios considerados para a avaliação. “Esse resultado é de valor imensurável para toda a região. Ele reflete também na melhora do atendimento à população, com a ampliação dos atendimentos e a presença de professores e técnicos médicos atuando junto aos alunos nos serviços de saúde”, completou.
Avaliações nacionais
O MEC apresentou os resultados de quatro indicadores: o Conceito Enade, o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).
Em 2023, foram avaliados 9.812 cursos em todo o Brasil, abrangendo áreas como Agronomia, diversas Engenharias, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Zootecnia e cursos superiores de tecnologia como Agronegócio, Estética e Cosmética, Gestão Ambiental, Gestão Hospitalar, Radiologia e Segurança no Trabalho.
Na UFSC, 14 dos 27 cursos avaliados alcançaram nota máxima (5), e outros 12 obtiveram nota 4, classificação considerada de alta qualidade.
Melhor instituição de ensino superior de SC
Além do destaque para o curso de Medicina de Araranguá, a UFSC também foi avaliada como a melhor instituição de ensino superior de Santa Catarina. A universidade ficou com o terceiro melhor Índice Geral de Cursos (IGC) entre todas as universidades federais do país, e o mais alto entre as instituições catarinenses.
Reconhecida pela excelência em ensino, pesquisa e inovação, a UFSC se consolida como referência acadêmica nacional e internacional. A universidade pública e gratuita reafirma seu compromisso com a qualidade acadêmica e a internacionalização, aparecendo constantemente entre as principais instituições de ensino do Brasil e do mundo.
Os indicadores do MEC são ferramentas importantes para avaliar e fortalecer a qualidade do ensino superior, influenciando políticas públicas e estratégias de desenvolvimento educacional em todo o país.